Pedro Ramos reuniu com a nova direcção de Cirurgia Plástica do SESARAM
O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu na passada quarta-feira, 1 de Fevereiro, com a nova direcção do Serviço de Cirurgia Plástica liderada pelo médico especialista Fernando Baptista e com os enfermeiros gestores afectos a este serviço, Vitalina Aveiro e Elisabete Reynolds.
O Serviço de Cirurgia Plástica é composto, actualmente, por três médicos especialistas, um médico interno de especialidade e um assistente técnico. O serviço conta ainda com o apoio de outros colaboradores que partilham as suas funções com outros serviços clínicos, nomeadamente 24 enfermeiros e 10 assistentes operacionais.
Pedro Ramos agradeceu, neste encontro, todo o trabalho desenvolvido pelo director cessante, o médico especialista Manuel Figueiroa, que cessou funções no SESARAM, por motivos de aposentação.
Segundo nota enviada pela Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, o médico especialista Manuel Figueiroa foi o "principal responsável pela criação e desenvolvimento do Serviço de Cirurgia Plástica no Serviço de Saúde da RAM, nestes últimos 35 anos. Neste período foram contabilizados a prestação de cuidados de saúde a mais de 40 mil doentes no SESARAM".
O secretário regional recordou que nos últimos 12 anos, que esta especialidade clínica não tem recebido vagas para o internato médico de formação, apesar de todos os anos a Madeira solicitar e realçar a importância deste serviço receber jovens médicos. A única excepção foi no ano de 2018, e nesse ano o SESARAM acolheu um jovem médico para fazer a sua formação como especialista na área da cirurgia plástica.
No ano de 2022, o Serviço de Cirurgia Plástica realizou 1.189 cirurgias no Hospital Dr. Nélio Mendonça, um número que tem vindo aumentar nos últimos anos. Na consulta assegurou o atendimento a 2.500 utentes.
No Hospital Dr. Nélio Mendonça, a reunião com o Serviço de Cirurgia Plástica, contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, e com as direcções técnicas, José Júlio Nobrega, director clínico, e Jose Manuel Ornelas, enfermeiro director.