Madeira

Parlamentos da Madeira e da Galícia unidos com o objectivo de profundar o sistema autonómico

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), José Manuel Rodrigues, e o presidente do Parlamento da Galícia, Miguel Ángel Santalices Vieira, reuniram-se, ontem, a final da tarde, em Lisboa.  Do encontro saiu a decisão de “fomentar as relações entre as duas instituições, retomando as relações históricas e económicas existentes entre o arquipélago da Madeira e a Região da Galiza,” confirmou José Manuel Rodrigues.

Ambas as regiões têm, hoje, a sua conquista autonómica consolidada, mas ambas as regiões têm tudo ganhar nesta aproximação para que possam aprofundar este seu sistema de autogoverno” José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

O Presidente do parlamento madeirense esteve, também, presente na inauguração da exposição 'O Poder da Palabra. 40 anos do Parlamento de Galicia 1981-2021', patente na Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa. Nesta exposição “pode-se constatar que os parlamentos são os fiéis depositários dos valores da democracia, mas também no caso das Regiões, dos direitos das Autonomias”.

José Manuel Rodrigues considera que a “crise das democracias” e o “descrédito” são duas fortes razões para se “valorizar ainda mais os Parlamentos no quadro da democracia e caixa forte dos valores da Autonomia”. Vincou que a “autonomia representou um salto qualitativo em termos de desenvolvimento económico e social das populações”.  “

As Autonomias contribuíram para a unidade nacional, quer de Portugal quer de Espanha”, concluiu José Manuel Rodrigues.

Na cerimónia estiveram presentes, também, a embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, a vice-presidente da Assembleia da República Portuguesa, Edite Estrela e o presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, entre outras altas entidades portuguesas e espanholas.

A mostra incide sobre os momentos mais marcantes das quatro décadas deste parlamento espanhol, desde a sua constituição, a 19 de Dezembro de 1981, no Pazo de Xelmírez, até à actualidade, e é composta por 24 painéis, um vídeo de divulgação e 17 vitrines com documentação histórica e bibliografia relacionada com o processo autonómico da Galiza.

Entre outros documentos, o conjunto contempla a Proposta do Conselho de Galiza de Castelão (cerca de 1943), cedida pela Biblioteca da Fundación Penzol, ou o mapa Gallaecia Regnum (cerca de 1635), cedido polo Museo do Pobo Galego. O público pode, também, apreciar obras como 'O Estatuto da Galiza', antecedentes e comentários, editada em 1948, pela comunidade galega na Argentina, e cedida pelo historiador Miguel Ángel Seixas Seoane.

Esta exposição esteve patente na sede do parlamento galego entre 15 de Dezembro de 2021 e 15 de Março de 2022, tendo, depois, passado por várias cidades da Galiza.

Pode ser visitada até ao dia 4 de Março, entre as 11 e as 20 horas na Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, sito à Rua Júlio de Andrade 3, 1150-206, em Lisboa.