Calado realça papel do escotismo
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, reinaugurou, hoje, a sede da Associação dos Escoteiros de Portugal-Madeira, na Nazaré, freguesia de São Martinho, tendo realçado o papel do escotismo na transmissão de valores, sobretudo o companheirismo, a amizade, o respeito e o trabalho de equipa.
O autarca sublinhou o quanto estes valores beneficiam os jovens ao longo da vida.
Pedro Calado agradeceu o trabalho que a Associação de Escoteiros de Portugal-Madeira tem feito na formação dos jovens, porque “têm representados valores que queremos incutir nos nossos jovens”. Aproveitou também para elogiar os pais por incutirem nos filhos o gosto pelo escotismo.
“Enquanto aqui estiverem estão em boas mãos, enquanto aqui estiverem estão bem empregues”, disse e acrescentou: “Tenho a certeza que encontram aqui uma escola e um seguro para a toda a vida”.
Calado relembrou a aposta do actual executivo na juventude e no desporto, por considerar que é o melhor investimento que se pode fazer para evitar que os jovens entrem por caminhos difíceis, como a droga e o álcool.
O presidente da CMF assumiu o compromisso de continuar a apoiar aquela associação na Região, não só em termos logísticos como em termos financeiros. Neste âmbito, prometeu apoio ao acampamento nacional que se realiza no próximo mês de Agosto.
A Associação de Escoteiros de Portugal da Madeira conta actualmente com quatro grupos, envolvendo um total de 160 elementos.
Na reinauguração da sede, o chefe regional, Nuno Silva, manifestou a sua satisfação pelo facto de todo o trabalho realizado na remodelação das instalações “ter sido feito por escoteiros e para os escoteiros”. O compromisso assumido pela actual direcção foi concretizado.
A sede, localizada na Rua do Brasil, dispõe, entre outras valências, de um novo espaço museológico que representa toda a história do escotismo.