ARAE alerta para risco químico da pasta de modelar da marca 'Flying Tiger'
Detectado um novo lote danificado
A Autoridade Regional das Actividades Económicas (ARAE) alerta para o risco químico de um novo lote da pasta de modelar da marca 'Flying Tiger'.
A ARAE alerta que recepcionou na plataforma RAPEX – Sistema de Alerta para Produtos Perigosos não Alimentares, uma notificação de alerta relativa a um novo lote de Brinquedo – pasta para modelar, designado – “liskumvoks light clay”, da marca “Flying Tiger Copenhagen”, modelo 3036547 e código de barras 0200030365470. Autoridade Regional das Actividades Económicas.
Tal como noticiado pelo DIÁRIO, em Janeiro, já tinha sido detectado um lote com o mesmo problema.
Carolina Rodrigues , 24 Janeiro 2023 - 17:24
O novo lote identificado - 244320 - apresenta "risco químico aos utilizadores", explica a ARAE, acrescentando que a "migração de boro do brinquedo é demasiado elevada (valores medidos até 2250 mg/Kg)".
A ingestão ou o contacto com uma quantidade excessiva de boro podem ser prejudicais para a saúde, nomeadamente, para o aparelho reprodutor das crianças. Autoridade Regional das Actividades Económicas.
Por esta razão, o produto não se encontra em conformidade com os requisitos da "Diretiva 2009/48/CE do parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Junho de 2009, relativa à Segurança dos Brinquedos, transposta para ordem jurídica nacional pelo Decreto-Lei n.º 43/2011 de 18 de Junho, e da Norma Europeia EN 71-3".
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo