Navio contratorpedeiro da Armada norte-americana está no Funchal
‘USS Porter’, da classe dos Destroyers, é especialista a destruir mísseis teleguiados na guerra antiaérea, antisubmarina e antisuperfície
O imponente navio de guerra norte-americano ‘USS Porter’, da classe dos Destroyers – especialista a neutralizar mísseis teleguiados – está no Funchal, acostado no terminal sul do molhe da Pontinha, numa escala técnica para abastecimento e descanso da guarnição.
A vista deste meio naval da Força Atlântica norte-americana (DDG 78), cujas missões valeram-lhe a alcunha de ‘Freedom’s Champion’, não foi tornada pública pela Administração dos Portos da Madeira, nem a localização do navio de guerra surge georreferenciada nas plataformas de GPS disponíveis na Internet.
Segundo apurou o DIÁRIO, trata-se do ‘USS Porter’, um navio da Armada dos EUA que já visitou o Funchal por mais do que uma vez. Esta fragata, comandada por Joshep S. Hamilton, oficial da marinha com especialização em Ciência da Computação, pertence à classe dos ‘Destroyers’, estando equipados para neutralizar e destruir mísseis teleguiados.
Preparado para a guerra ofensiva e defensiva, este navio dispõe de contratorpedeiros das classes DDG 51 e DGG 1000, para intervenções em diferentes contextos de guerra – antiaérea, antisubmarina e antisuperfície - podendo operar de forma autónoma ou em ataques concertados envolvendo grupos de porta-aviões.