Porque um bom processo de envio é crucial para um eCommerce?
As lojas online devem cumprir uma série de critérios a fim de se destacarem dos seus concorrentes. Para além do leque de produtos oferecidos, os representantes de um eCommerce devem igualmente prestar atenção a outros processos, nomeadamente o envio. Uma boa e eficiente expedição determina a satisfação do cliente e, consequentemente, o sucesso da loja online.
Para garantir um processo de envio conveniente, o primeiro passo é a escolha das transportadoras nacionais mais adequadas.
O que é o eCommerce e que elementos tem?
O comércio eletrónico, ou eCommerce, consiste na comercialização de produtos ou serviços online. O eCommerce ocupa um papel de destaque na indústria do comércio a retalho e cerca de 77% dos portugueses fazem hoje compras online.
Existem vários tipos de venda online, sendo que as mais comuns são o B2C e B2B. Na modalidade B2C (business to consumer), a empresa (business) vende bens, serviços ou produtos digitais diretamente ao consumidor final. Em contraste, B2B (business to business) contempla a venda de serviços ou produtos a outra empresa.
Um eCommerce de sucesso deve contemplar alguns elementos básicos, como pagamentos digitais rápidos e modernos, nomeadamente a possibilidade de pagamento em prestações, um motor de pesquisa que permita encontrar os produtos desejados com base no nome ou noutras características do produto. O motor de pesquisa do website, as avaliações de clientes, e os preços dos produtos devem estar visíveis e ser facilmente acessíveis. A otimização SEO do website é igualmente importante.
Otimizar o processo de envio numa loja de eCommerce?
O processo de envio em qualquer loja online deve ser automatizado. Isto garante menos erros e permite racionalizar todas as etapas. A preparação de etiquetas de envio para as empresa de transportes deve igualmente ser automatizada. Para evitar o transtorno causado por erros nas etiquetas, que são cruciais para o sucesso do envio, vale a pena investir uma impressora específica para a impressão deste tipo de etiquetas.
Quanto às embalagens, o tamanho deve ser adaptado ao tamanho da encomenda. Os clientes estão cada vez mais conscientes e sensibilizados para a importância de preservar o meio ambiente e, com frequência, preferem comprar em lojas que minimizam o desperdício.
O número de erros que podem ser cometidos durante a preparação de uma encomenda é considerável, pelo que pode valer a pena fazer uma lista de verificação de todas as etapas que conduzem ao envio e assinalar uma a uma.
A influência dos métodos de envio
O sucesso de uma empresa de eCommerce depende, em grande parte, da qualidade dos seus envios, que devem ser rápidos e eficientes.
Regra geral, uma das primeiras coisas que os clientes verificam são os portes e os métodos de envio disponíveis, pelo que esta informação deve ser facilmente acessível. Os cliente querem ter a possibilidade de escolher um método de envio adequado às suas necessidades pelo que se houver apenas uma opção pré-determinada pela loja, é muito provável que o cliente acabe por abandonar o carrinho. Por isso, é aconselhável incluir diversos métodos de envio, como a possibilidade de recolher a encomenda num cacifo inteligente.
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