Madeira produz a melhor sidra do mundo?
Foi durante a visita à Sidraria da Adega do Pomar, na Camacha, que o presidente do Governo Regional afirmou em alto e bom som que a Madeira estava a produzir a melhor sidra do mundo. Será verdade? É olhando para o ‘Cider World Awards’ que se tira a prova.
A Geisenheim University, parceira científica do Cider World Awards, é uma das principais universidades do mundo na área de tecnologia de bebidas. Todos os produtos enviados são analisados no Institute for Beverage Research da Geisenheim University. Ou seja, o rigor é levado ao extremo para que não haja margem para dúvidas.
Existe igualmente um júri de 54 elementos nomeado, um dos quais de Portugal, para proceder à degustação das sidras, divididas por categorias. São abordadas as características regionais e específicas de cada país dos produtos. O teste sensorial é avaliado de acordo com o esquema de 120 pontos do CiderWorld.
Ora, é olhando para a lista de 2022 concorrentes que se percebe um pouco mais da realidade madeirense, se quiser do mercado português porque nenhuma das sidras candidatas à melhor de todas no certame é produzida em território nacional.
Percebe-se o alcance das declarações do governante que quis ‘puxar’ pelo brio dos produtores e pelo sector que chegou a classificar de ser sido “maltratado” no passado justamente pelo facto de, até há bem pouco tempo, as sidras estarem esquecidas,
Com a queda da produção de pêros numa espiral sem comparação, tem sido neste Governo que houve um investimento na revitalização. Foram criadas sidrarias mas a preocupação continua no extremo Oeste.