Hoje há desfile de Carnaval em Câmara de Lobos e ‘noite hippie’ por todo o lado
Saiba, aqui, o que marca a agenda desta segunda-feira, 20 de Fevereiro, quinquagésimo primeiro dia do ano, quando faltam 314 dias para o termo de 2023
As festividades da quadra carnavalesca prosseguem nesta segunda-feira na Madeira, com um desfile e eventos em vários bares e discotecas.
O maior destaque vai para o desfile no centro de Câmara de Lobos, o único se realiza na véspera de Carnaval. A partir das 20h30, onze trupes, com 1.500 elementos, participam no cortejo: Batucada, Império da Ilha, Turma do Funil, Animação Sempre Jovem, Malta do Furor, Tramas e Enredos, Fitness Team, Os Cariocas, Caneca Furada, Geringonça e Palco D’Emoções. Após o desfile há a actuação de Batucada no varadouro e DJ no Largo do Poço até às 03h00.
Há outras alternativas de animação para os foliões. Três bares do centro histórico da Ponta do Sol promovem uma ‘noite hippie’, das 21h00 às 04h00 (música até às 03h00). The Small House, The Old Pharmacy e Caprice Restaurante e Bar prometem uma noite de boa disposição, boa música, decoração de rua a condizer com o tema da festa. A música está a cargo do DJ Maciel Ferreira. Vão girar temas dos anos 60, 70 e 80 - The Beatles, The Rolling Stones, António Variações, Heróis do Mar, Queen, Led Zeppelin, Janis Joplin, Xutos & Pontapés, The Doors, Quinta do Bill, José Cid, Carlos Paião e Pink Floyd.
O Copacabana dedica esta noite ao tema ‘Hippies Glow In The Dark’. É uma associação da noite ‘hippie’ aos adereços e pinturas fluorescentes e iluminação especial para brilhar no escuro.
Também haverá ‘Noite Hippie’ nos três espaços da discoteca da Avenida Sá Carneiro e no seu exterior: nas Vespas estarão Ricardo Campos, Raffz e Pedro Pestana; no Jam actuam Maurílio Freitas e Hugo Basílio; e no Marginal, a cabina de som contará com João Garcia e Hernandez.
Pelo menos mais dois estabelecimentos vão render-se aos ‘hippies’ – na Cantina El Mexicano há concerto dos Comklave e actuação do DJ Oswal Cool Vzla e na Venda Velha (Zona Velha) realiza-se o ‘Baile da Mulherada’, com música do DJ Nélio Fabrício.
OUTROS EVENTOS NESTA SEGUNDA-FEIRA NA MADEIRA:
12h30 - Cerimónia de entrega de prémios do Torneio Aniversário da Associação de Andebol da Madeira, no Pavilhão do Funchal.
13h00 - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, apresenta cumprimentos de despedida ao representante da República, Ireneu Barreto, no Palácio de São Lourenço.
14h30 - Iniciativa dos deputados do PSD/M na Assembleia da República na zona de chegadas do Aeroporto Internacional da Madeira.
16h00 - O presidente do Governo, Miguel Albuquerque, visita a Sidraria da Adega do Pomar, junto à Quinta da Moscadinha, Camacha.
18h30 - Tomada de posse dos novos membros da Ordem dos Médicos na Região, na Rua Nova de São Pedro.
EFEMÉRIDES:
1965- a nave espacial norte-americana Ranger VIII despenhava-se na superfície lunar.
1978- morria, aos 76 anos, em Lisboa, o escritor açoriano Vitorino Nemésio.
1986- a URSS lançava a estação espacial Paz.
1991- no centro de Tirana, cem mil manifestantes derrubavam a estátua do líder comunista Enver Hoxha, fundador do regime albanês.
1993- TVI - Canal 4, o segundo canal privado de televisão a operar em Portugal, iniciava as emissões regulares.
1994- João Paulo II condenava o Parlamento Europeu por ter aprovado a resolução que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
2000- os reformistas iranianos do presidente Mohamed Khatami venciam, com maioria absoluta, as eleições parlamentares.
2004- Em Lisboa, era de novo decretada a prisão preventiva de João Vale e Azevedo, no âmbito do processo Euroárea.
2005- o PS obtinha 45 por cento dos votos e conseguia, pela primeira vez, a maioria absoluta com a eleição de 120 deputados, nas Legislativas.
2006- o presidente da República, Jorge Sampaio, começava, em Timor-Leste, a última visita oficial do mandato.
2007- os Ministros do Ambiente da União Europeia chegavam a acordo para reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa até 2020.
2010- fortes chuvadas na Madeira provocavam a maior tragédia dos últimos 100 anos. O Governo decreta um luto nacional pelas vítimas da Madeira.
2012- os acionistas da EDP aprovavam a entrada dos chineses da Three Gorges no conselho geral e de supervisão e a continuidade de António Mexia à frente da comissão executiva da empresa até 2014.
2015- os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e "Os Verdes" decidiam por unanimidade conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio.
2016- a realizadora Leonor Teles vencia o Urso de Ouro da competição de curtas-metragens, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o filme "Balada de um Batráquio". No mesmo dia morria, com 84 anos, Umberto Eco, escritor italiano, autor de "O Nome da Rosa".