Madeira

MPT recomenda ao cidadão que "desconfie das declarações de Albuquerque"

None

É na sequência das declarações de Miguel Albuquerque sobre "os licenciados só estão desempregados por opção", que o MPT recomenda à população que "desconfie das declarações de Albuquerque pois tendem a não ter sustentação científica ou estatística".

Num comunicado enviado à comunicação social, assinado por Valter Rodrigues, o partido analisou os dados da Direção Regional de Estatística da Madeira. "Observa-se que existem 38,3 mil licenciados na Região, dos quais 32,7 mil pertencem à população activa, e dos quais 30,9 mil estão empregados, logo 1,8 mil estão desempregados (taxa de desemprego de licenciados de 5,5%. Compare-se com a taxa de desemprego global de 7,0%)". 

"É preciso não esquecer que lá por estarem empregados não quer dizer que estejam a usufruir dos frutos da sua formação superior: podem estar a trabalhar como trabalhadores indiferenciados", refere o partido.

O MPT assume ainda que "da mesma forma pode-se dizer que os 1,8 mil desempregados podem estar a estudar, ou não querem trabalhar. Esta última situação será estranha pois para conseguirem tirar o curso tiveram que se esforçar, pelo que já têm hábitos de trabalho, não fazendo sentido algum depois de tanto esforço não quererem tentar ganhar a sua independência económica".

"A realidade é que não existem números a comprovar ou a refutar as alegações de Albuquerque, pelo que o senhor Presidente do Governo Regional não as deveria ter emitido", declara Valter Rodrigues.

O MPT considera que o cidadão comum pode aperceber-se da realidade através do facebook e dos jornais: "quantas ofertas de emprego encontra para licenciados em comparação para empregos para não licenciados?", questiona.