Desporto

Portugal 'dizima' Nova Zelândia e mostra estar pronto para Play-off

Foto DR/FPF
Foto DR/FPF

A seleção portuguesa feminina de futebol mostrou hoje que está pronta para 'carimbar' na quarta-feira um inédito lugar no Mundial, ao golear a anfitriã Nova Zelândia por inapeláveis 5-0, num particular disputado em Hamilton.

No mesmo local onde quarta-feira jogará o acesso ao Campeonato do Mundo de 2023 com o vencedor do embate de sábado entre Camarões e Tailândia, Portugal foi muito superior a um conjunto face ao qual tinha perdido no único duelo (0-1 em Albufeira, em 2016).

Jéssica Silva (17 minutos) e Dolores Silva (42, de grande penalidade), na primeira parte, e Ana Capeta (63 e 69) e Tatiana Pinto (79), na segunda, materializaram a superioridade total das comandadas de Francisco Neto.

Portugal, que não perde desde o 0-5 com a Suécia, no Euro2022, há precisamente sete meses, chega ao Play-off Intercontinental depois de sete vitórias consecutivas, as outras face a Sérvia (2-1), Turquia (4-0), Bélgica (2-1), Islândia (4-1 após prolongamento), Haiti (5-0) e Costa Rica (1-0).

A cinco dias do jogo que pode valer um Mundial, Francisco Neto apostou para o último teste num 'onze' certamente muito diferente do que jogará com Camarões ou Tailândia, ainda que mantendo o '4-3-3' dos últimos jogos e com a estreante Ana Seiça.