Proteção Civil da Madeira disponibiliza equipamentos para apoio a combate a incêndios no Chile
O Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira já disponibilizou material de protecção individual que irá ser enviado a uma equipa portuguesa que está no apoio aos graves incêndios que assolam o Chile há várias semanas.
"Contactado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disponibilizou, a título de cedência temporária, ao ICNF, um conjunto de 31 Aparelhos Respiratórios de Fuga e Utilização Única Micro K, material que não existia no mercado e que não era obrigatório para a presença da Força Operacional Conjunta no Chile", justifica em nota enviada hoje.
Assim, "este material foi enviado à equipa de operacionais do ICNF que integram a Força Operacional Conjunta, constituída pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que está no Chile a apoiar as autoridades locais no combate a incêndios rurais de grandes dimensões e que, antes da viagem, já estava informada sobre o envio posterior do material", acrescenta.
Refira-se que "o ICNF tem no terreno 31 profissionais que têm estado empenhados em trabalhos de reconhecimento e de consolidação do incêndio de Hualqui, na região de Bio Bio, uma das mais afetadas durante a última semana", recorda.
Desta forma, "apesar de o Serviço Regional de Proteção da Madeira não ter operacionais no Chile, participa, em parceria com o ICNF, no esforço conjunto desta missão internacional de Proteção Civil", conclui.
Portugal enviou 144 elementos para apoio ao combate aos incêndios no país latino-americano, sendo que a última informação sobre o ocorrido aponta 24 mortos, a destruição de mais de 417 mil hectares de área, incluindo quase 1.500 casas.