Comunidades Madeira

Almoço de angariação de fundos para carenciados em Joanesburgo juntou meia centena de madeirenses

None

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve, esta quinta-feira, num almoço de angariação de fundos destinados aos madeirenses mais carenciados que residem em Joanesburgo.

A iniciativa da Academia do Bacalhau de Joanesburgo, reuniu meia centena de madeirenses, a maioria empresários e profissionais liberais que apoiam as causas sociais.

Rui Abreu elogiou a responsabilidade social daqueles empresários e profissionais liberais, para com os madeirenses mais desfavorecidos. “Esta Academia existe para angariar fundos para ajudar os mais carenciados. É constituída por pessoas de grande sucesso, mas que não se esquecem daqueles que não tiveram a mesma sorte, e que passam por dificuldades. Isto é de louvar e de relevar”, sublinhou o governante.

Durante o almoço Rui Abreu aproveitou para enaltecer o espírito solidário da Comunidade que se traduz na existência de um movimento associativo de cariz social na Diáspora.

Na nossa Diáspora, especialmente na Venezuela e na África do Sul, foram criadas muitas associações de apoio às causas sociais, de apoio aos mais necessitados. Rui Abreu, director regional das Comunidades e Cooperação Externa.

Na África do Sul, Rui Abreu deu como exemplo algumas associações de apoio aos mais carenciados com as quais manteve contacto nesta viagem oficial de 12 dias, como a Liga das Mulheres Portuguesas na África do Sul, os ‘Mafiosos da Caridade’, a Sociedade Portuguesa de Beneficência e a Academia do Bacalhau de Joanesburgo. “São muitos os que venceram na vida e que participam nestas organizações”, concluiu o governante.

Recorde-se que a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, foi criada em 1968 com o objetivo de angariar fundos para os mais necessitados. E foi esta Academia do Bacalhau que deu origem à criação de todas as outras Academias de Bacalhau existentes no mundo.

Rui Abreu em encontro com idosos na África do Sul

Durante a parte da manhã, Rui Abreu visitou o Lar de Nossa Senhora de Fátima, em Benoni, localizado junto à Igreja Portuguesa de Benoni.

O governante esteve com os 37 utentes do lar “todos portugueses, e 70% de origem madeirense”, disse Rui Abreu, elogiando o “trabalho meritório” do Lar de Nossa Senhora de Fátima.

Rui Abreu viaja esta sexta-feira para a Cidade do Cabo

Amanhã, quinta-feira, Rui Abreu viaja de Joanesburgo para a Cidade do Cabo, onde chegará às 10:30, hora local. O primeiro ato oficial será uma reunião com o Cônsul-geral de Portugal na Cidade do Cabo, Jorge Sampaio, seguido de um encontro com empresários madeirenses.