Mundo

Marine Le Pen anuncia moção de censura ao governo francês

None

O partido francês de extrema-direita União Nacional (UN) vai apresentar uma moção de censura ao governo, por causa dos trabalhos parlamentares sobre a reforma do sistema de pensões, anunciou hoje a líder da UN, Marine Le Pen.

Em declarações aos jornalistas, Marine Le Pen explicou que a União Nacional procura um "referendo parlamentar" sobre o projeto de lei, dada a lentidão do processo legislativo na assembleia nacional.

O eixo principal do projeto de lei é aumentar a idade mínima de reforma dos atuais 62 anos para 64 anos e, ao mesmo tempo, prolongar o período contributivo necessário para obter uma pensão completa, dos atuais 42 anos para 43 em 2027.

Hoje os deputados tinham de discutir cerca de 13.800 alterações ao projeto, o que torna praticamente improvável a sua aprovação antes do dia 17, quando termina o prazo constitucional para que a proposta do governo passe da Assembleia Nacional para o Senado.

O anúncio da moção de censura de Marine Le Pen acontece na véspera de uma nova jornada de manifestações e protestos em França contra esta reforma das pensões.