Madeira

Albuquerque inaugura Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma

Todos os serviços digitais do município do Funchal e o centro de comando da cidade funcionarão no novo edifício

Antiga Escola das Quebradas onde existe hoje o CIGMA
Antiga Escola das Quebradas onde existe hoje o CIGMA

A nova sede do Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma da Câmara Municipal do Funchal será inaugurado esta quarta-feira, 15 de Fevereiro, pelas 15 horas, pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

CIGMA será inaugurado em meados de Fevereiro

Obra custou mais 180 mil euros que o previsto, por força da inflação

A infra-estrutura, localizada no edifício camarário da antiga Escola das Quebradas, em Santa Rita, representa um investimento superior a 1,3 milhões de euros. 

Funchal aprova Centro Integrado de Gestão Municipal Autónomo

Na reunião de Câmara do Município do Funchal, realizada esta manhã, foi aprovada a implementação do CIGMA - Centro Integrado de Gestão Municipal Autónomo. Segundo Miguel Silva Gouveia, presidente da Autarquia, trata-se de um projecto que será “o cérebro de gestão da cidade” que vai permitir ao Funchal assumir-se como “Smart City”, gerindo todas as informações da cidade.

Do caderno de encargos da empreitada contaram a beneficiação e remodelação de todo o espaço edificado e arredores, "com intervenções de variada natureza, de modo a ser estruturalmente reforçado do desgaste resultante da sua idade e utilização intensiva, assim como na readaptação dos espaços existentes às exigências dos novos serviços a instalar, de uma forma funcional e modernizada, salvaguardando-se dentro do possível as condições de acessibilidade e de segurança". 

Foram criados novos espaços no piso 0, destinado integralmente aos serviços do CIGMA, enquanto que no piso 1 foi integrado o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC).

O projecto funcional do CIGMA agrega num único espaço físico toda a informação recepcionada através das diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta aos serviços online, passando pela monitorização das redes de água e saneamento básico, pela gestão de tráfego urbano e pela monitorização dos indicadores de ruído e qualidade do ar.

Tudo isto num edifício modular e funcional que inclui uma sala de controlo, um Data Center (onde fica instalada toda a estrutura de hardware da CMF) e ainda uma sala de conferências e uma sala de crise, para gestão de eventos críticos que obriguem a uma coordenação mais alargada. Isto para além e outros compartimentos de apoio.

Vai permitir realizar a monitorização e coordenação em tempo real de um conjunto alargado de informação da cidade, recolhida através de sistemas de sensorização geridos de forma integrada e em ligação não só com os munícipes como também com outras entidades, como as forças de segurança e socorro.

O edifício em causa, localizado na Estrada da Vitória, foi construído de raiz para fins educativos e integrado no Plano dos Centenários do Estado Novo, tendo sido conhecido como Escola Básica com Pré-Escolar das Quebradas (Escola Nº 91). Foi parcialmente demolido, devido ao alargamento da Estrada da Vitória em 2007 (Estrada Regional ER 114), na sua fachada virada a norte, o que originou o seu encerramento e inactividade como escola desde então. Nos anos seguintes, até meados de 2017, foi usado como edifício de apoio à manutenção das escolas do concelho.