Madeira

78 empresários aderiram à acção de formação sobre Lei de Estrangeiros

None

Foi no auditório da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural que se realizou a acção de formação ‘Contratação de Trabalhadores no Estrangeiro ou de Imigrantes que já se Encontram em Portugal’. O evento contou com a participação de 78  formandos, entre empresários e responsáveis pelas áreas de recursos humanos e de recrutamento de várias empresas madeirenses.

Rute Carvalho do Alto Comissariado para as Migrações foi a responsável pela formação, numa iniciativa promovida pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, em parceria com a ACIF e com o Alto Comissariado para as Migrações.

“As razões para o recrutamento de estrangeiros são conhecidas. E a necessidade de trabalhadores imigrantes é reconhecida por todos”, constatou o diretor de serviços da DRCCE, Sancho Gomes, na abertura dos trabalhos. Apesar da “boa-vontade das empresas”, a verdade é que “nem sempre o processo de imigração é desenvolvido correctamente, trazendo constrangimentos para os imigrantes e para as empresas”, sublinhou o responsável.

Neste sentido a DRCCE decidiu promover esta formação para “garantir que todos os migrantes, sejam madeirenses regressados, lusodescendentes ou estrangeiros, possam estar plenamente integrados, possam usufruir de todos os direitos e deveres decorrentes da lei, e possam aqui construir a sua vida, a sua família, o seu lar”.