Madeira

Congestionamento junto à cascata dos Anjos em estrada de trânsito proibido

Barreiras de betão e quantidade de pessoas no local têm dificultado a circulação de carros

Vídeo DR
Vídeo DR

A autarquia da Ponta do Sol decidiu colocar, no dia 8 deste mês, barreiras de betão na berma da estrada onde se situa a cascata dos Anjos para evitar acidentes no local. Se por um lado veio oferecer protecção aos visitantes, por outro aumentou o congestionamento de trânsito, numa estrada com um sinal de trânsito proibido.

Turistas e regionais continuam a deslocar-se ao lugar para conseguir a melhor foto e apreciar a beleza natural da cascata, parando o carro na berma da estrada, dificultando o trânsito automóvel. O vídeo que o DIÁRIO teve acesso, mostra a complexidade em passar dois carros ao mesmo tempo, ontem à tarde, tanto pelos veículos parados na berma como pela quantidade de pessoas que ali estavam.

Segundo uma testemunha, os blocos de betão vieram “piorar a situação”, mesmo existindo um sinal de trânsito proibido que tem sido ignorado. Como já noticiado pelo DIÁRIO, alguns estacionam os carros dentro do túnel, o que não deixa de ser uma infracção.

Tal como avançado na edição impressa do dia 9 de Fevereiro, esta solução da Câmara Municipal da Ponta do Sol não foi recebida com agrado pelos turistas e munícipes, pois “descaracteriza” o local.

Perante esta solução temporária, a autarca Célia Pessegueiro pediu ao Governo Regional (GR) uma solução técnica para garantir aos visitantes uma maior segurança. Por outro lado, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, pediu que fosse a autarquia a apresentar um projecto e que, posteriormente o GR avançaria com a ajuda financeira.

Governo Regional diz que solução para a cascata dos Anjos cabe à Câmara da Ponta do Sol

Apoio do Governo Regional a uma intervenção no local foi hoje reafirmado por Pedro Fino, mas só depois de haver projecto

Marco Livramento , 09 Fevereiro 2023 - 16:21

É de salientar que no passado dia 27 de Janeiro um turista, com cerca de 30 anos, morreu após sofrer uma queda de uma altura de cerca de 80 metros, na cascata dos Anjos, alegadamente enquanto tirava uma foto.

Ainda assim, nem a gravidade do acidente demove quem pretende conhecer/visitar o local de paragem obrigatória na Ponta do Sol.