Saiba o que hoje é notícia
Os mais 30 mil eleitores recenseados em Benfica podem participar hoje no referendo sobre a possibilidade de alargamento das zonas de estacionamento tarifado da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) naquela freguesia lisboeta.
A questão que será colocada é: "Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?".
Os eleitores recenseados na freguesia de Benfica terão que responder com "sim" ou "não".
Este é o primeiro referendo local que se realiza na cidade de Lisboa.
Na quinta-feira, o presidente da Junta de Benfica disse à Lusa que se comprometia a respeitar a decisão que saísse do referendo de hoje sobre o alargamento do estacionamento pago na freguesia.
Já a EMEL não revelou se respeitará o resultado do referendo de hoje, que não é vinculativo, para não "influenciar o debate".
Hoje, também é notícia:
DESPORTO
O Sporting recebe hoje o FC Porto, na 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, num jogo importante nas contas do título e pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
Os 'leões' estão na melhor série da época sem derrotas no campeonato, com um empate e três vitórias consecutivas, e vão procurar atingir pela primeira vez os quatro triunfos seguidos na I Liga, na receção ao campeão nacional.
Já o FC Porto, que bateu recentemente o Sporting na final da Taça da Liga (2-0), vem de quatro triunfos seguidos na I Liga e não perde no campeonato deste a 10.ª jornada, na receção ao Benfica, atual líder da prova, mas tem várias baixas devido a lesão, casos de Otávio, Evanilson ou Wendell.
O Sporting está em quatro lugar, com 38 pontos, a cinco do Sporting de Braga, sete do FC Porto e a 15 do Benfica, que tem mais um jogo.
Mais tarde, pelas 20:30, é a vez do Sporting de Braga entrar em campo, na visita ao terreno do Marítimo, que está no 17.º lugar, mas que, se vencer, deixa a zona de despromoção. No outro jogo do dia, o Famalicão, que soma 21 pontos, vai receber o Gil Vicente, que tem 19.
PAÍS
Utentes da extensão de saúde de A-dos-Cunhados, em Torres Vedras, vão concentrar-se hoje de manhã junto àquela unidade para se manifestarem contra a falta de médicos de família naquela freguesia.
O protesto, promovido pelo PCP, visa lutar contra a falta de médicos na extensão de saúde, onde "perto de 10 mil utentes não têm acesso aos mais básicos cuidados de saúde", indicou o partido em comunicado.
Segundo o PCP, os utentes só têm acesso a alguns dos serviços do centro de saúde quando lá vai uma médica contratada duas vezes por semana, o que, segundo os comunistas, "é inadmissível".
No domingo passado, foi a vez de moradores da Maceira se concentrarem em vigília também devido ao mesmo problema, que afeta mais de 3.500 utentes.
SOCIEDADE
A comissão que em janeiro de 2022 começou a investigar abusos sexuais na igreja católica em Portugal e já recebeu centenas de testemunhos entrega hoje à Igreja as conclusões do seu trabalho, que serão divulgadas na segunda-feira.
O relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que começou a recolher testemunhos em 11 de janeiro do ano passado, só será apresentado na segunda-feira de manhã, em Lisboa.
O documento será ainda hoje entregue pelo coordenador da comissão independente, o pedopsiquiatra Pedro Strecht, à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), cujo presidente, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, agendou para as 16:00 de segunda-feira uma declaração sobre o seu conteúdo.
Sem adiantar números finais até à apresentação do relatório final, a comissão divulgou no seu último balanço público, em outubro de 2022, que já tinha registado 424 testemunhos validados, compreendendo casos de abusos ocorridos desde 1950 e vítimas entre os 15 e os 88 anos.