5 Sentidos

“Se acreditarmos que conseguimos, estamos mais perto de alcançar”

Magda Dias, estudante de 16 anos enfrentou cancro já numa fase algo avançada

Hélder Santos/Aspress
Hélder Santos/Aspress

Foi a intervenção mais emotiva das quatro oradores que já passaram pelo palco do TEDxYouth@Funchal, conferência a decorrer esta tarde na discoteca Vespas, sob o tema 'Voa Miúdo!

A estudante de 16 anos do 11º ano da Escola Secundária Francisco Franco, no início do mês de Abril, recebeu a notícia que fez a sua vida mudar drasticamente. Após inúmeras idas ao hospital, foi-lhe diagnosticado cancro, já numa fase algo avançada. Foi imediatamente transportada para o IPO de Lisboa onde ficou cinco meses longe de família e amigos, em tratamentos. Considera-se bastante optimista e determinada para lutar contra tudo o que possa aparecer no seu caminho.

‘Sei que consigo!’ foi o lema da intervenção perante os muitos presentes que enchem a discoteca Vespas.

“Se acreditarmos que conseguimos, estamos mais perto de alcançar”, assegurou a jovem, que além de dedicada, assume muita paixão por aquilo que faz.

Apesar do contratempo que enfrentou e enfrenta, não desiste: “Sei que vai ser difícil, sei que vai ser duro, mas o acreditar” é grande motivação para continuar a viver.

Além da família e dos amigos, que deram apoio crucial para conseguir ultrapassar a situação de saúde complicada e poder sentir-se mais forte, a irmã gémea de Magda Dias é o maior pilar desta luta para que esta batalha fosse mais fácil.