Madeira

"O papel dos agricultores não deve ser apenas o de meros produtores de alimentos, mas também o de guardiões da nossa ruralidade"

Afirma a Iniciativa Liberal - Madeira

None

A Iniciativa Liberal-Madeira (IL-Madeira) reuniu com o presidente da Associação de Agricultores da Madeira, João Ferreira, na passada quarta-feira, 8 de Fevereiro, onde o partido destacou o papel dos agricultores.

A agricultura deve fazer parte integrante de uma economia moderna e eficiente, no entanto, o papel dos agricultores não deve ser apenas o de meros produtores de alimentos, mas também o de guardiões da nossa ruralidade.     Iniciativa Liberal-Madeira.

Num comunicado enviado à comunicação social, o partido refere que devido a uma "questão de decisão política", o sector da agricultura " foi abandonado pelas políticas governamentais. O pouco que resta subsiste com dinheiro da Europa, que a Secretaria da Agricultura finge ser seu. Não passamos da subsistência, mesmo quando nos esfregam nos olhos números e valores que não passam de ilusão. Muito poucos conseguem ir para além deste cenário negro em que se tornou a lavoura".

A diferença entre o preço de venda do agricultor e o preço pago pelo consumidor é enorme. Para melhorar os rendimentos dos agricultores, fornecendo ao consumidor uma maior e melhor escolha de produtos frescos e a preço atractivo, deverão ser reestruturados os mercados abastecedores, de modo que esta relação produtor/consumidor seja uma realidade.     Iniciativa Liberal-Madeira.

"Agricultores envelhecidos e com poucos jovens a sentirem atracção por uma actividade onde não se vislumbra qualquer futuro. Não se forma força de trabalho", lê-se no comunicado.

Não se cria escala de modo a largamos uma actividade que pouco mais proporciona do que a subsistência. A ilusão da venda às grandes superfícies. O monopólio da comercialização da banana. Terras ao abandono, provocando também efeitos na paisagem, tão do agrado de quem nos visita.     Iniciativa Liberal-Madeira.

Assim, o partido considera ser "urgente" regulamentar o Decreto-Lei n.º 64/2018, de 7 de Agosto, que foi adaptado à Região este ano, no que diz respeito às contribuições à Segurança Social a ao pagamento de impostos. 

Para além da importância da questão da água no todo da nossa agricultura, bem como da formação dos preços, existem vários outros factores igualmente importantes, como a orientação da IeD (Investigação e Desenvolvimento) e a vulgarização tecnológica, a prospectiva de mercados, a certificação de produtos e “marketing”, a pequena escala das explorações, a atracção de capital externo como os fundos de investimento, as competências de gestão, a desburocratização e custos de contexto, a organização do acesso à mão de obra, o redesenho dos incentivos da UE, etc. Iniciativa Liberal-Madeira.

O partido refere que o território rural "nunca ais voltará a ter os níveis de densidade populacional que teve no passado" e, por isso é necessário criar condições que proporcionem o regresso de alguns. "Se é fundamental que se revitalize a paisagem e o mundo rural, há que fazê-lo com realismo", assevera a IL-Madeira.

A Iniciativa Liberal-Madeira acredita que é necessário valorizar o território rural e as actividades económicas e, que para isso, é necessário "simplificar e desburocratizar".

É necessário promover um modelo cooperativo, apoiado numa estratégia vertical de desenvolvimento.

A valorização dos territórios não pode ficar apenas por medidas avulsas. A valorização dos territórios passa necessariamente pela valorização das pessoas e das actividades rurais e nestas matérias não se pode continuar a ignorar a realidade, nem a seguir rumos antigos de resultado duvidoso ou nulo.     Iniciativa Liberal-Madeira.

Tal como defende a Associação de Agricultores da Madeira, a Iniciativa Liberal defende a criação do "Mercado das Regiões, que englobe as regiões da Madeira, Açores e Canárias".

Para que isto possa acontecer, toma relevo a importância da ligação via ferry entre as três regiões, que sendo RUPs podem aceder a fundos comunitários que alavanquem as ligações marítimas inter-regiões. Este mercado permitiria trocas comerciais entre regiões da Macaronésia e, em alguns produtos, a criação de escala para comerciar com mercados externos a melhores preços. Iniciativa Liberal-Madeira.

A terminar, o partido afirma que a agricultura na Madeira "não pode continuar a ser a filha renegada das políticas governamentais", sendo necessário a criação de um Plano de Desenvolvimento da Agricultura, onde estivessem estabelecidas "as directrizes que determinariam os caminhos a seguir, que decisões tomar, que objectivos procurar".