JSD-Madeira tem revelado "interesse e participação dos mais jovens"
A JSD-Madeira tem vindo a promover uma série de iniciativas junto aos estabelecimentos de ensino "com intuito de dar a conhecer a sua estrutura, desmistificar a ação política e consciencializar a comunidade estudantil para a importância da sua participação cívica".
André Pão, vice-presidente da estrutura regional, afirma que até ao dia de hoje já percorreram 7 estabelecimentos de ensino, mas que o objectivo passa por chegar a todos os concelhos. "Iniciámos na Francisco Franco, de seguida Machico, São Vicente, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Porto Moniz e Calheta”, explica.
“Ainda não chegámos a meio deste projeto, mas posso desde já afirmar, consoante as estatísticas conseguidas, está a ser um sucesso. De momento contabilizamos cerca de uma centena e meia de novos militantes nos nossos quadros. Conseguimos, igualmente, esclarecer dúvidas de outras tantas centenas de jovens, entender quais os seus anseios e sensibilizá-los para a importância da política”, refere André Pão.
O dirigente da estrutura partidária reforça a importância que esta campanha tem para a promoção de conhecimento da área e consequentemente do futuro da região e dos jovens madeirenses e porto-santenses. “Temos de ser inteligentes e entender que as novas gerações atuam de outra forma, pelo que a nossa atuação deve-se pautar de outra perspectiva, perceber que existem outros anseios, onde é preciso olhar com uma perspetiva diferente, por forma a fazer da política uma área que suscite cada vez mais interesse dos jovens. A nossa estrutura tem estado atenta, no terreno, apostando cada vez mais nas redes sociais. Acreditamos que a experiência aliada a novas perspetivas e ambições dos mais novos vão ajudar-nos, no todo, a combater o absentismo entre outras problemáticas e isso é bom para a sociedade”, referiu André Pão.
O projeto Jota-te, da autoria da Comissão Política Regional da JSD/Madeira, é um projecto que continuará no terreno, prevendo-se que estará concluído antes do final do ano. “A próxima paragem será na Escola do Carmo, em Câmara de Lobos, já no início da próxima semana”, concluiu o jovem dirigente.