Palestra 'Unir vozes por cuidados mais justos' assinala na Madeira o Dia Mundial do Cancro
O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de Fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objectivo sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro.
O tema definido para o próximo triénio (2022-2024) 'Por Cuidados Mais Justos' pretende aumentar a consciencialização sobre as iniquidades existentes no acesso aos cuidados de saúde por parte dos doentes oncológicos, que afectam quase todo mundo. A campanha trabalha um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024). No presente ano, o objectivo centra-se em unir vozes e entrar em acção: mobilizar amigos, familiares, colegas e vizinhos, pois sabemos que juntos somos mais fortes.
Neste âmbito, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove a palestra 'Unir vozes por cuidados mais justos' no próximo sábado, 4 de Fevereiro, pelas 17 horas, na FNAC Madeira.