Presidente austríaco visita Kiev e manifesta apoio ao país
O Presidente austríaco, Alexander van der Bellen, chegou hoje a Kiev, onde manifestou o seu apoio ao "bravo povo ucraniano", poucas semanas antes de ser assinalado o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.
"Não esquecemos a Ucrânia. Estamos com o Presidente [Volodymyr] Zelensky e o bravo povo ucraniano. Juntos defendemos os valores europeus", escreveu Van der Bellen numa mensagem divulgada na rede social Twitter.
O Presidente austríaco, independente mas com origem no partido Os Verdes, afirmou, à chegada ao território ucraniano, que a sua deslocação a Kiev tem um "objetivo deliberado de manifestar solidariedade" para com a Ucrânia, segundo um vídeo divulgado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.
A visita de Van der Bellen coincidiu com a da vice-presidente do parlamento federal alemão (Bundestag), Katrin Göring-Eckardt, do partido Os Verdes, parceiros da coligação governamental liderada pelo chanceler Olaf Scholz, que junta social-democratas, ambientalistas e liberais.
A Ucrânia "pertence à família europeia", afirmou a política alemã, que manifestou o seu apoio às aspirações de Kiev de aderir à União Europeia (UE) "assim que reúna os critérios formais para se candidatar oficialmente".
A ofensiva militar russa foi lançada a 24 de fevereiro de 2022 com o argumento, apresentado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de que era necessário "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.
A ação de Moscovo foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.