PSP detém 27 "simpatizantes do Benfica e do Sporting" suspeitos de agressões
Vinte e sete "simpatizantes do Benfica e do Sporting" alegadamente envolvidos em confrontos foram hoje detidos no âmbito de uma operação de "grande envergadura" na área da Grande Lisboa e na margem sul do Tejo, segundo a PSP.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa avança que a Divisão de Investigação Criminal "está a dar cumprimento a 29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias".
No inquérito que deu origem a esta ação são investigadas "situações de agressões, entre grupos de adeptos e contra a polícia, crimes de roubo, dano qualificado e participação em rixa", acrescenta a PSP.
Em declarações à Lusa, o comissário responsável pela operação, André Teixeira, disse que 26 pessoas foram detidas através de mandados de detenção e uma em flagrante delito, na posse de uma arma de fogo.
Segundo o comissário, foram já apreendidos na operação -- que começou pelas 07:00 e ainda decorria às 10:00 - duas armas de fogo, drogas, artefactos pirotécnicos e armas brancas.
De acordo com a força de segurança, a operação policial incide sobre o movimento "Casual" em Portugal, "ligado ao fenómeno desportivo".
Na operação estão empenhadas dezenas de operacionais ligados à investigação criminal, apoiados pela componente da polícia técnica e outras valências da PSP de ordem pública.
Na área de competência da Guarda Nacional Republicana a operação desenvolve-se também com o apoio desta força de segurança, refere o comunicado.