DNOTICIAS.PT
Desporto

CMF quer replicar campo de basquetebol 3x3 noutros espaços urbanos

Primeiro campo BASKETART foi inaugurado este sábado, 9 de Dezembro, nos Jardins da Ajuda

None
Foto André Gonçalves

Projecto corresponde a investimento do Município do Funchal no valor de 60 mil euros

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, inaugurou hoje, no requalificado espaço urbano dos Jardins da Ajuda, o campo BASKETART- basquetebol 3x3, o primeiro da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um investimento do Município do Funchal no valor de 60 mil euros. 

Primeiro campo de basquetebol 3x3 da Madeira inaugurado nos Jardins da Ajuda

É inaugurado este sábado, 9 de Dezembro, o requalificado espaço urbano dos Jardins da Ajuda, agora transformado num campo de basquetebol 3x3, o primeiro da Região Autónoma da Madeira.

Na ocasião, ao autarca manifestou “orgulho” e "satisfação", por ver concretizada mais uma obra “entregue à juventude", manifestando a intenção de replicar este projecto noutros espaços urbanos da cidade.

Pedro Calado avançou que está já a ser feito o levantamento em todas as freguesias, com o objectivo de "requalificar alguns espaços urbanos que estão 'adormecidos', imprimir uma nova dinâmica com projectos que incentivem à prática desportiva, à dança, à música, à cultura, entre outras áreas", mas sobretudo, realçou, "assegurar que estes espaços tenham uma utilização que não sejam apenas para passear".  

A cerimónia de inauguração do campo BASKETART contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, entre outras entidades, e incluiu várias actividades a cargo da Associação de Basquetebol da Madeira (ABM) nomeadamente a demonstração de basquetebol 3×3 em cadeira de rodas e atividade para os atletas. 

O 3×3 BasketArt é um projecto que faz parte do Programa Nacional de Promoção do Basquetebol que tem como objectivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do País a constituírem-se como parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos de vida saudáveis dos seus habitantes através da prática informal da modalidade. 

Refira-se ainda que a pintura do recinto do BASKETART é da autoria do artista Zeca Diogo e o projecto presta homenagem a dois madeirenses: Maria João Correia e Mário Fernandes, atleta e ex-atleta internacionais portugueses, respectivamente.