Ucrânia vai enfrentar um "perigo mortal" se ajuda terminar
A mulher do Presidente ucraniano, Olena Zelenska, alertou que se a ajuda financeira ocidental terminar, os ucranianos vão enfrentar um "perigo mortal", segundo um excerto de uma entrevista divulgada hoje pelo canal britânico BBC.
"Se o mundo se cansar, simplesmente vão deixar-nos a morrer", afirmou Olena Zelenska, após os republicanos no Senado dos Estados Unidos terem bloqueado um pacote de ajuda de 60 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros) à Ucrânia.
A mulher do Presidente Volodymyr Zelensky concedeu uma entrevista ao canal de televisão britânico, que será divulgada na íntegra no domingo.
"Realmente precisamos de ajuda. Em palavras simples, não podemos cansar-nos desta situação, porque se o fizermos, morreremos", disse a mulher de Zelensky.
"Dói-nos muito ver sinais de que a vontade apaixonada de ajudar pode desaparecer", lamentou a primeira-dama ucraniana, acrescentando que para Kiev é uma "questão de vida [ou morte]".
A entrevista foi gravada depois de os republicanos terem bloqueado na quarta-feira a aprovação no Senado norte-americano de um projeto orçamental de cerca de 105 mil milhões de dólares (cerca de 97,5 mil milhões de euros) que incluía apoios à Ucrânia e a Israel.
O veto republicano ameaça deixar Kiev sem armas suficientes para continuar a defender-se contra a Rússia, segundo os especialistas.