DNOTICIAS.PT
Madeira

Tolentino Mendonça recebe Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro

None
Foto arquivo/ Aspress

José Tolentino Mendonça irá receber o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição.

A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro, a partir das 14h15, no auditório (Renato Araújo) daquela universidade. A cerimónia tem a particularidade de coincidir com a data de aniversário do cardeal, poeta e teólogo madeirense.

Tolentino de Mendonça tem uma visão agregadora do mundo e a capacidade de trazer para a discussão dos problemas do nosso tempo uma clara dimensão cultural. É capaz de dissecar os problemas da vida contemporânea até ao essencial, levantando fio por fio a teia que nos prende ao acessório, e trazendo à superfície o valor da cultura. Na ocasião em que a UA celebra 50 anos, Tolentino de Mendonça personifica ideais que a Academia abraçou e sobre os quais se tem erguido: uma Universidade plural, multidisciplinar, transfronteiriça, ao serviço da humanidade, que constrói a sua unidade e coesão sustentada no pensamento próprio, crítico e diferenciador.

A par de Tolentino Mendonça será também doutorada a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau, neta do mítico explorador oceânico Jacques Cousteau.

José Tolentino Mendonça, nasceu na Ilha da Madeira, mais precisamente em Machico, a 15 de Dezembro de 1965. Licenciado em Teologia, mestre em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica, Tolentino de Mendonça foi ordenado padre, em 1990, e bispo, em 2018. Foi professor no Seminário do Funchal, reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, docente e vice-reitor na Universidade Católica e professor em várias universidades no Brasil. Publicou, em 1990, a sua primeira recolha de poemas. Desde então, tem publicado uma obra muito vasta, diversa e premiada, que inclui livros de poesia, ensaios, peças de teatro e textos pastorais. Em 2022, foi nomeado responsável pelo Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, tendo desempenhado ainda as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.