Aeroporto da Madeira é um dos 10 primeiros do Mundo que obtiveram a certificação máxima na gestão de carbono
A Madeira reduziu 96,74% das suas emissões directas entre 2014 e 2022
Os aeroportos da Madeira, de Ponta Delgada, de Beja e de Toulon-Hyères, em França, todos geridos pela VINCI Airports, encontram-se entre os primeiros 10 aeroportos do Mundo a alcançar o Nível 5 do programa de Acreditação Carbono Aeroportuária. A informação foi divulgada durante o Fórum Global de Aviação Sustentável, um evento oficial da COP 28 dedicado à sustentabilidade da aviação.
O Nível 5 da Acreditação Carbono Aeroportuária é a primeira certificação em todos os sectores que fornece o enquadramento para que as empresas reduzam a zero as emissões líquidas de carbono, ao mesmo tempo que trabalham para influenciar os seus parceiros a também reduzirem as emissões de carbono.
Este nível 5 reconhece a realização e a maturidade máximas da gestão do carbono, com base em vários requisitos, como a redução massiva do carbono em termos absolutos. Os aeroportos devem demonstrar uma redução de pelo menos 90% das emissões de CO2 sob o seu controlo:
- Ponta Delgada reduziu 96,16% das suas emissões directas entre 2014 e 2022;
- Madeira reduziu 96,74% das suas emissões directas entre 2014 e 2022;
- Beja alcançou 98,1% de redução das suas emissões directas entre 2014 e 2022.
Todos os 10 Aeroportos da ANA reduziram as emissões de carbono em 50% em 2022, para o âmbito 1 e 2
A ANA Aeroportos de Portugal, com 10 aeroportos, aderindo à ambiciosa estratégia ambiental definida para toda a rede VINCI Airports, permitiu que Portugal passasse a ter três aeroportos entre os 10 melhores do mundo com a mais alta acreditação de gestão de carbono, Nível 5, enquanto os restantes 7 têm acreditação Nível 4+.
Como elemento-chave deste plano de acção, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está actualmente a ser desenvolvido em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade operacional no Aeroporto de Faro desde 2022.
O programa de descarbonização florestal da VINCI Airports, com o objetivo de sequestrar emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado nos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.
Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se a abertura da maior estação de carregamento de veículos eléctricos de Portugal no Aeroporto de Lisboa e os primeiros voos comerciais com combustíveis sustentáveis de base biológica (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.
A empresa e as equipas estão de parabéns pelo resultado divulgado durante a COP no Dubai, colocando 3 dos nossos aeroportos entre os 10 em todo o mundo que conseguiram a certificação máxima na gestão de carbono, o ACA nível 5. Isto é o resultado de uma estratégia, da determinação e do trabalho implementados há vários anos e que vai continuar a dar frutos. A ANA está na linha da frente na luta contra as alterações climáticas, tendo reduzido as emissões de CO2 em 50% na sua rede de 10 aeroportos no ano passado. Vamos continuar o nosso trabalho para que os nossos aeroportos sejam net-zero em carbono até 2030. Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal