DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

O consumismo comanda as rédeas do Natal

None

A plataforma online de comparação e análise de produtos e serviços financeiros, ‘ComparaJá.pt’, publicou seis dicas para poupar na época natalícia

Com a chegada do Natal, a felicidade, festa e união inundam todas as casas, mas também acresce o pesadelo dos presentes e das decorações. Os encargos financeiros e o consumismo são especialmente grandes no mês de Dezembro e, muitas vezes, as pessoas são levadas pela ideologia do espírito e da magia natalícia.

Desta forma, a plataforma online de comparação e análise de produtos e serviços financeiros, ‘ComparaJá.pt’, criou uma lista com seis sugestões para poupar nesta altura, sem pôr em causa o normal acontecimento das festividades.

Definir um orçamento

Antecipe-se aos acontecimentos. Antes de iniciar as suas compras de Natal, é aconselhável estipular um orçamento para o que tenciona adquirir. Essa antecipação pode fazer com que não gaste tanto desnecessariamente.

O subsídio de Natal não é literal

Muita gente espera pelo subsídio de Natal para gastar em presentes e motivos natalícios. Contudo, este duplo ordenado pode se tornar na altura perfeita para não ceder às tentações, mas sim para poupar e utilizar mais tarde para despesas inesperadas ou empréstimos.

Comparar preços

Não confie nos preços de apenas uma loja. Após definir a sua lista de desejos deve procurar e comparar os preços do mesmo artigo, em diversos estabelecimentos. Só assim é que vai ter a certeza que foi uma boa compra.

Não confies cegamente na memória

Faz listas de presentes, tarefas e, até mesmo, de supermercado. Apesar de ter uma boa memória deve realizar listas para evitar os esquecimentos e não perder tempo, nem dinheiro.

Dar uma nova vida ao que já existe

Se ainda tiverem em bom estado, não compre decorações de Natal. Apesar de querer a sua casa diferente todos os anos, é preferível reutilizar. O ambiente e a sua carteira agradecem.

A criatividade não merece castigo

Um bom presente não é definido pelo preço. Usa a imaginação e a criatividade para criar presentes e memórias. O que é feito à mão é mais especial e, também pode ajudar a tua carteira.

Para além das sugestões acima, tente antecipar as suas compras de Natal para que aproveite promoções e descontos e, para que ainda, aproveite a época natalícia como deseja.


*Artigo redigido pela estagiária Bruna Jardim com supervisão do subdirector Roberto Ferreira.