Tomada de posse de Jorge Pedro traz Chefe do Estado-Maior do Exército à Madeira
Cerimónia oficial realiza-se no dia 19, com a presença do general Eduardo Mendes Ferrão
Está marcada para o dia 19 pelas 12h30 a tomada de posse de Jorge Manuel Guerreiro Gonçalves Pedro como comandante da Zona Militar da Madeira. O novo ‘homem forte’ do Exército na Região será empossado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, o general Eduardo Mendes Ferrão, que se desloca à ilha para este fim.
Com a notícia da cerimónia de tomada de posse foi também divulgada a informação biográfica do brigadeiro-general Jorge Pedro, que vem ocupar o cargo deixado vago pela partida do agora major-general Luís Monsanto, que foi nomeado segundo comandante da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização da República Centro-Africana.
Jorge Pedro nasceu em Luanda a 9 de Junho de 1966, é casado e tem uma filha. Ingressou na Academia Militar em 1985, tendo concluído o Curso de Cavalaria em 1990.
Realizou vários cursos e estágios, destaca o Exército o Curso de Transmissões das Armas na Escola Prática de Transmissões, o Curso de Estado-Maior no Instituto de Altos Estudos Militares, NATO Public Affairs in Operation Course (Oberammergau - Alemanha) e NATO Public Affairs Policy Course (Oberammergau - Alemanha).
Residente em Santarém, Jorge Pedro passou grande parte da sua carreira na Escola Prática de Cavalaria. Foi comandante de Pelotão dos Cursos de Formação de Oficias e Sargentos Milicianos, comandante de Pelotão a Cavalo, oficial de Transmissões da Unidade, instrutor dos Cursos de Tirocínio para Oficial e de Sargentos da Arma de Cavalaria, adjunto do Esquadrão de Reconhecimento e comandante do Esquadrão de Comando, funções que desempenhou até ser promovido a capitão.
Seguiu-se a passagem pelo Regimento de Cavalaria Nº 4 e o Curso de Promoção a Oficial Superior, que o levou de volta a Escola Prática de Cavalaria, assumindo funções de chefe da Secção de Pessoal e instrutor de Táctica até 2002.
Voltou à formação e após o curso de Estado-Maior que concluiu em 2004 foi colocado no Estado-Maior do Exército. Primeiro na Divisão de Operações, depois na Programação e Planeamento. No ano seguinte, em 2005, volta ao Regimento de Cavalaria N.º4 como 2.º comandante do Grupo de Carros e é nesse contexto que parte em missão para a Bósnia, em 2006. Nesse mesmo ano foi promovido a tenente-coronel e assumiu funções de comando na Brigada Mecanizada.
Em 2010 sobe a chefe da Repartição de Organização na Divisão de Planeamento de Forças no Estado-Maior do Exército e no ano seguinte a ajunto do general-chefe de Estado-Maior do Exército. Neste cargo chefiou a Repartição de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo e foi porta-voz do Exército.
Em 2014 abraçou nova missão fora, então em Bruxelas, no Estado-Maior da União Europeia como adjunto na Repartição de Conceitos, cargo que ocupou até meados de 2017. O regresso a casa foi para o cargo de chefe do Gabinete do Comandante da Academia Militar.
A promoção a coronel abriu-lhe as portas do comando do Regimento de Cavalaria Nº 3, que abraçou entre Outubro de 2018 e Novembro de 2020. O Curso de Promoção a Oficial General que frequentou depois deu-lhe entrada como 2.º comandante da Brigada de Reação Rápida, cargo que ocupava antes de subir a brigadeiro-general e ser nomeado depois para liderar a Zona Militar da Madeira.
Como referido na notícia anterior do DIÁRIO, Jorge Pedro recebeu louvores e condecorações ao longo do percurso pelo seu desempenho.