Jorge Pedro assume liderança da Zona Militar da Madeira
O novo comandante era 2.º comandante da Brigada de Reacção Rápida, em Tancos
Jorge Manuel Guerreiro Gonçalves Pedro é o novo Comandante da Zona Militar da Madeira, já está nomeado e deverá assumir funções brevemente. Foi promovido no final de Novembro ao posto actual de brigadeiro-general, era antes coronel-tirocinado de cavalaria, tendo depois disso sido escolhido para liderar este comando do Exército português.
Com 57 anos de idade, Jorge Manuel Pedro é um militar reconhecido publicamente pela sólida formação militar e humana, lealdade, elevada disponibilidade e grande sentido de camaradagem. Antes da nomeação para assumir o posto no Funchal era 2.º comandante da Brigada de Reacção Rápida, em Tancos, e antes disso, esteve no Regimento de Cavalaria 3, de Estremoz.
Nascido em Lunada, no seu percurso destaca-se a passagem pela Academia Militar, foi porta-voz do Exército e Chefe da Repartição de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército. Foi ainda chefe do gabinete do Comandante da Academia Militar. Em termos académicos publicou a tese ‘O Impacto das Redes 5G na Segurança e Defesa Nacional’, que realizou durante o curso de Promoção a Oficial General no Departamento de Estudos Pós-Graduados do Instituto Universitário Militar.
Esteve em missão na Bósnia e em Bruxelas no Estado Maior da União Europeia.
Em 2014 Jorge Manuel Guerreiro Gonçalves Pedro foi condecorado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos, em 2018 com a Medalha D. Afonso Henriques - Mérito do Exército, 1.ª Classe.
É referido como disciplinado e disciplinador, prospectivo e discreto.