Hugo Chávez vencia presidenciais da Venezuela há 25 anos
Consulte connosco a edição de 7 de Dezembro de 1998, neste ‘Canal Memória’
A Venezuela elegeu um novo presidente, Hugo Chávez, há 25 anos. A notícia da sua eleição, com 57% dos votos, era publicada na edição de 7 de Dezembro de 1998 pelo DIÁRIO.
Foi com uma campanha dedicada ao combate à pobreza que venceu o ex-governador Salas Romer, que conseguiu 37% dos votos. Acérrimo defensor dos ideais de Simon Bolivar, foi aclamado nas ruas da Venezuela assim que se souberam dos resultados. Fogo-de-artifício e caravanas fizeram parte da festa nas ruas venezuelanas.
Ao contrário do que se previa, não houve problemas de maior enquanto esteve a decorrer o acto eleitoral. O processo eleitoral decorreu de forma automatizada, sem problemas de maior, sendo que Chávez apenas teve dificuldade em votar dado o elevado número de pessoas que o queriam cumprimentar aquando da chegada a uma escola de Caracas para exercer o seu direito de voto.
Mesmo assim, 70 mil militares estiveram espalhados pelas diversas secções de voto, a fim de precaver momentos de maior tensão.
Apesar dos adversários falarem num possível clima de ditadura, Chávez desdramatizava a situação e falava em medidas duras para retirar o país da pobreza. O novo presidente estava também preparado para dissolver o congresso e instaurar uma assembleia constituinte. A tomada de posse ficou agendada para 2 de Fevereiro do ano seguinte.
Hugo Chávez esteve no poder venezuelano até 5 de Março de 2013, quando morreu, vítima de cancro e de uma infecção respiratória.