28.º Festival de Tunas Universitárias da Madeira com dois espectáculos a 8 e 9
Nos próximos dias 8 e 9, ou seja amanhã e sábado, a TUMa - Tuna Universitária da Madeira, formada por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa), organiza mais uma edição, a 28.ª do ETUMa – Festival de Tunas Universitárias da Madeira, "um certame cheio de música e animação, realizado desde 1995".
Assim, "este ano, disfarçado por ritmos e tradições mexicanas, o XXVIII ETUMa será composto por dois espetáculos: Festival, no dia 8 de Dezembro (sexta-feira; Entrada com Bilhete), no Centro de Congressos do Casino da Madeira, onde se contará com atuações musicais da Tuna Organizadora (TUMa) e Grupos convidados; e Noite de Serenatas, no dia 9 de Dezembro (sábado; Entrada Gratuita), no Colégio dos Jesuítas, onde os diversos grupos irão apresentar Serenatas", informa.
Nesta XXVIII edição irão estar em palco a "Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto, TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto, TransmonTuna – Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Copituna D'Oppidana – Tuna Académica da Guarda", todas num registo de concurso para ver qual a melhor, enquanto que "no registo extra-concurso, ter-se-á a Tuna D'Elas – Tuna Feminina da Universidade da Madeira, os Mariachi México Madeira e, na condução do Festival, o Compadre Jodé. As Tunas a concurso são selecionadas, maioritariamente, com base na sua qualidade musical", garante a organização.
"Uma vez que, ano após ano, há o objetivo de realização do melhor Festival de sempre, são convidadas as Tunas que, por muitos, são consideradas de topo", justificam. "Por sua vez, estas, estando a concorrer para diversos prémios, entre os quais 'Melhor Tuna em Palco', 'Melhor Pandeireta', 'Melhor Porta-Estandarte', 'Melhor Instrumental', 'Melhor Solista', 'Melhor Original', entre outros, trazem o melhor espetáculo possível", prometem, concluindo.