Martim Meneses e João Dias competem nas grandes finais mundiais Rotax de karting
Os pilotos madeirenses Martim Meneses e João Dias estão, desde a passado dia 2 e até ao próximo sábado dia 9, no Circuito Internacional de Karting do Bahrain em Sakhir, naquele país do Golfo Pérsico, para defenderem as cores da Região no Rotax Max Challenge Grand Finals 2023, em karting, as finais mundiais levadas a cabo pela marca de motores austríaca Rotax, que junta todos os campeões mundiais dos campeonatos nacionais organizados pela marca, em diversos países e alguns pilotos na categoria E20 Master, a única categoria que permite inscrições.
Segundo o representante da Rotax em Portugal da empresa Korridas & Companhia e habitual participante no Troféu Regional de Karting, Rui Vieira, as "as RMCGF (Rotax Max Challenge Grand Finals) são um evento único no mundo do karting, reunindo os vencedores dos vários campeonatos RMC (Rotax Max Challenge) disputados por todo o mundo. Para ter acesso a esta competição o piloto tem de provar, nos diferentes campeonatos em que participa durante o ano, que é o melhor, conquistando o respetivo título de campeão e o tão ambicionado apuramento. Esta é a única forma de estar presente nas RMCGF, pois não existe a possibilidade de inscrição. Razão pela qual participar já é, por si só, uma verdadeira vitória", vincou.
Depois de uma campanha de angariação de fundos online, bem como do apoio dos seus patrocinadores, da Associação de Karting da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal, Martim Meneses conseguiu garantir os apoios para a sua estreia ao mais alto nível internacional.
Naturalmente satisfeito após a chegada ao Bahrain e após algumas voltas à pista, Martim Meneses referiu estar "extremamente satisfeito por estar aqui nas finais mundiais. Trabalhei e abdiquei de muita coisa para conseguir estar presente. (...) É mesmo um ambiente de festa mas ao mesmo tempo todos querem ganhar. Afinal de contas só estão presentes os campeões de cada país".
"Sei que sou capaz de fazer um bom resultado e espero não haver nenhum factor 'anormal' que me impeça de consegui-lo, nomeadamente problemas mecânicos, ou toques que prejudiquem os meus objectivos e o meu andamento", expressou o jovem piloto, complementando: "Quero aproveitar para agradecer o apoio de todos os meus patrocinadores, que continuam a confiar em mim e a todas as pessoas que acreditam no meu potencial e que durante a minha campanha online no “GoFundMe”, individualmente e de forma altruísta, contribuíram com doações monetárias, que me permitiram estar aqui. Um agradecimento especial, à Associação de Karting da Madeira e à Câmara Municipal do Funchal, pois foram fundamentais para garantir esta participação. Obrigado a todos!”
Aproveitando a oportunidade para poder estar presente nesta competição, pela via da inscrição na categoria E20 Masters, João Dias está vivendo toda esta experiência que repete este ano, depois de no ano passado ter tido também oportunidade de participar no Algarve. Ao volante de um kart eléctrico, dos mais potentes presentes em competição, o piloto irá tentar dar o seu melhor para dignificar as cores nacionais e regionais.
“Renovei a aposta de participar nesta competição, que já tinha feito no ano passado no Algarve. Comecei por fazer reconhecimentos à pista, que não conhecia minimamente, para poder preparar-me para uma semana intensa de corridas.
O meu objetivo passa por tentar um lugar no pódio, ainda que consciente que a concorrência vinda de vários países é forte e muito experiente em DD2 ou em karts com caixa de velocidades, que são os karts que mais se assemelham a esta categoria em termos de potência”.
Refira-se que os pilotos já estiveram envolvidos ontem nas qualificações, com Martim Meneses a ser o 11.º classificado na segunda qualificação da categoria Júnior. João Dias, por seu lado, foi o 7.º classificado na qualificação da E20 Masters.