DNOTICIAS.PT
Madeira

Dinâmica no sector da construção civil com "reflexos no crescimento da procura das matérias-primas"

None

Pedro Fino no evento de de renomeação da marca Cimentos Madeira, que decorreu, hoje à tarde, no Hotel Vida Mar

"Nunca se construiu tanto como agora, principalmente na área de Edifícios", realçou hoje o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, no evento de lançamento da nova identidade visual da Cimentos Madeira, que passa a chamar-se Secil Cimentos Madeira.

Cimentos Madeira passa a chamar-se Secil Cimentos Madeira

É sob o mote 'Juntos Construímos o Futuro da Madeira' que o grupo Secil reforça a sua presença na Madeira, passando a comunicar de forma integrada com a Cimentos Madeira. Numa operação de 'rebranding', ou seja, de renomeação da marca, a Cimentos Madeira, Beto Madeira e Brimade passam a chamar-se Secil Cimentos Madeira, Secil Beto Madeira e Secil Brimade.

Recordando que "na Madeira, temos em curso a maior obra de edifícios em Portugal", a construção do Hospital Central e Universitário da Madeira, em Santa Rita, em paralelo com construção de 600 habitações "em pouco mais de um ano e meio", numa vertente mais social e ainda às obras da Unidade Local de Saúde do Porto Santo e da nova Sala de Concertos da Madeira, o governante assegura que "o investimento, nos próximos quatro anos, será concentrado na satisfação de algumas necessidades de novos equipamentos, actualmente identificadas, e em continuados e integrados programas de reabilitação estrutural e de beneficiação, designadamente nos setores da educação e do desporto, da saúde e da cultura, visando a sua adequada conservação e manutenção preventiva e correctiva". Numa outra vertente, ressalva que o Governo Regional continuará "a trabalhar na renovação e no melhoramento continuo da rede regional de estradas, tornando-as mais resilientes, mais inclusivas, mais sustentáveis e mais inteligentes".

Para Pedro Fino "esta dinâmica apresentada no sector da construção civil tem naturais reflexos no crescimento da procura das matérias-primas ligadas à construção e de um modo particular em um dos vossos produtos chave".

O secretário lembra que, de acordo com os dados da Direcção Regional de Estatística da Madeira, "a venda de cimento continuou a crescer na Madeira durante os meses de Verão, impulsionada pela construção civil em alta. Entre Julho e Setembro deste ano, foram vendidas 42,4 mil toneladas, um aumento de 7,3% comparativamente com o trimestre anterior e uma subida de 4% face ao período homólogo de 2022". E, por outro lado, "o valor do cimento vendido na Região no trimestre em referência, ascendeu aos 5,3 milhões de euros, apresentando uma subida trimestral e homóloga de 10,3% e de 16,2%, respetivamente, um indicador que reflete uma subida de preços".

Venda de cimento aumentou 7,3% durante o Verão na Madeira

Foram comercializadas 42,4 mil toneladas entre Julho e Setembro deste ano

"É uma Região dinâmica que queremos ter, por isso, da parte do Governo Regional, continuaremos também a apoiar os nossos empresários e todos aqueles que não têm receio de apostar e de lutar", sublinha.

Na sua intervenção registou ainda com "agrado"  o facto de a Secil estar "atenta às alterações climáticas", através da diminuição da intensidade carbónica da produção, visando uma produção mais eficiente e limpa.

A responsabilidade social de uma empresa como a Secil Madeira é de enaltecer, pelo compromisso que esta empresa assume perante a sociedade em geral. Que para além dos seus objectivos financeiros, envolvem ações práticas que visam contribuir para o bem-estar da comunidade, proteção do meio ambiente, promoção da igualdade e ética nos negócios. Procurando minimizar o impacto negativo das suas operações no ambiente e adotando práticas sustentáveis. Pedro Fino

Pedro Fino garante ainda que "o Governo Regional encara as empresas como parceiras no processo de desenvolvimento da Região", cabendo-lhe "trabalhar para continuarmos a ter um ambiente favorável para que todas as empresas prosperem, se desenvolvam e criem valor acrescentado na Região".

"O Governo Regional assume, desde já, este compromisso perante as empresas e perante a Região", declarou, considerando ainda que esta aposta do Grupo Secil na Madeira é "um sinal de confiança do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Região". "Confiança numa Região que está com uma forte dinâmica económica e com estabilidade governativa. Que sabe muito bem onde está e para onde quer ir", frisou.