DNOTICIAS.PT
Desporto

Projecto Dragon Force reforça presença na Madeira

None

"Com 25 escolas, distribuídas por 8 distritos e na Região Autónoma da Madeira, envolvendo mais de 5 mil alunos, a Dragon Force mantém-se firme no seu principal objectivo de promover o desenvolvimento técnico das crianças e jovens e fazê-lo a uma grande escala, alcançando o maior número possível de alunos, em diversas zonas do país", manifestou hoje a escola num comunicado remetido às redacções.

Em Maio de 2023, a Dragon Force decidiu reestruturar o modelo de funcionamento, criando uma extensão do projecto através da abertura de mais escolas de formação, vocacionadas para as crianças entre os 4 e os 9 anos na Madeira, nomeadamente nas escolas EB1/PE da Ladeira, EB1/PE do Areeiro e EB1/PE dos Ilhéus, através de uma parceria com o Clube Desportivo Mar&Serra.

Esta era uma lacuna evidenciada na região e identificada pelos responsáveis da escola de futebol, de modo a que os novos pólos permitirão "alargar a base de recrutamento para que seja possível a médio prazo ter jogadores da Madeira, que iniciaram a sua formação nos diferentes polos da escola de futebol Dragon Force Madeira, a competir nos escalões de formação do FC Porto".

O projecto não pretende ficar por aqui porque reconhece que na Madeira há inúmeras crianças com características inatas para jogar futebol e quer ajudar principalmente no seu desenvolvimento desportivo, não só através do treino técnico-tático, mas também através do treino de competências psicológicas e criação de hábitos saudáveis, aumentando a qualidade no futebol de base da região autónoma da Madeira.

A mesma nota dá conta que "hoje nos planteis das equipas do futebol de formação do FC Porto, entre os sub-8 e os sub-19, existem 88 jogadores provenientes das escolas de futebol Dragon Force no continente.   

A escola de futebol Dragon Force reforça que "mantém o foco na Região Autónoma da Madeira cimentando e alargando parcerias".

Por um lado recorda que "o Clube Escola O Liceu, parceiro desde 2017 da Dragon Force, conseguiu atingir resultados desportivos muito interessantes e tornou-se no 3.º Clube de formação mais representativo na Associação de Futebol da Madeira em 22/23 (na época passada)".

Paralelamente, nota que "em vários estabelecimentos de ensino e espaços, proliferam as escolas de futebol Dragon Force Madeira para crianças entre os 4 e os 9 anos de idade". Como exemplos, aponta a escola Ribeiro Domingos Dias (Funchal), a Escola de Santo Amaro (Tanque), a escola do Caniço e o Complexo Desportivo de Água de Pena (Machico), que "recebem centenas de crianças que treinam sob a metodologia do  que treinam sob a metodologia do FC Porto".