DNOTICIAS.PT
Madeira

República e Região devem caminhar na mesma direcção, diz Ireneu Cabral Barreto

None

O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, alertou esta quarta-feira, 6 de Dezembro, para a importância de os serviços da República e da Região caminharem na mesma direcção.

"Nós somos pequeninos para cada um estar a remar para o seu lado, temos de remar todos na mesma direcção, estamos todos no mesmo barco", afirmou à margem da inauguração da Estação Remota de Controlo e Monitorização do Espectro nas Ilhas Selvagens, que decorreu esta manhã na delegação da ANACOM no Funchal. 

Ireneu Cabral Barreto afirma que deve haver uma "conjugação de esforços dos serviços da Região e da República para transformarmos as nossas regiões e o nosso País numa situação digna". 

Questionado sobre possíveis tensões entre Portugal e Espanha relacionadas com o território das Selvagens, o Representante da República foi peremptório: "Não há território neste momento reclamado por Espanha. Esse contencioso que existia está resolvido".

O responsável afirma que existe "uma fronteira já bem definida entre as Selvagens e as Canárias, sendo que apesar de a "Comissão das Nações Unidas estar a estudar o assunto, as relações a esse nível entre Portugal e Espanha são pacíficas". 

Tecnologias auxiliam na conservação ambiental e marítima das Selvagens

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considera que a Estação Remota de Controlo e Monitorização do Espetro das Ilhas Selvagens, hoje inaugurada pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, “vem ajudar para que a conservação do ambiente e dos mares seja feita com mais eficácia e para que o território seja mais afirmado no plano internacional, reconhecendo as Selvagens como território da Região Autónoma da Madeira”.