Sara Cerdas quer reforçar a segurança dos brinquedos
O regulamento sobre a segurança dos brinquedos está em fase de revisão no Parlamento Europeu. Sara Cerdas, eurodeputada eleita pelo PS-M e negociadora principal, afirma que a União Europeia pretende reforçar a segurança dos brinquedos, ao harmonizar normas e requisitos relacionados à produção e comercialização de brinquedos em todos os Estados-Membros, com ênfase na proteção da saúde das crianças.
O Regulamento da Segurança dos Brinquedos não é apenas uma lei, mas um compromisso com uma sociedade mais justa, equitativa e segura para todos, em especial para as crianças. À medida que o natal se aproxima e que compramos presentes para os nossos mais próximos, urge refletir sobre a segurança do que compramos. Infelizmente, vivemos num mundo marcado por crescentes disparidades económicas, onde o poder de compra determina o tipo de produto que é adquirido; e a verdade é que alguns produtos mais baratos não apresentam os níveis de segurança desejados. O meu foco neste regulamento é assegurar que sejam adotadas políticas que priorizem o bem-estar de todos, especialmente os mais vulneráveis, e que as substâncias nocivas à saúde sejam banidas do mercado. Sara Cerdas, eurodeputada
Conclui que “a União Europeia deve reafirmar o seu compromisso em liderar pelo exemplo, ao priorizar a saúde infantil, estabelecendo padrões rigorosos para a produção e comercialização de brinquedos”.
O regulamento aborda especificamente o uso de substâncias prejudiciais, tais como bisfenóis, PFAS e metais pesados, que têm efeitos no desenvolvimento das crianças. Estas substâncias estão associadas a doenças graves e são consideradas perigosas, sendo classificadas como cancerígenas e desreguladoras endócrinas.