DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Madeira

Rogério Gouveia considera a verba do Sustentável 2030 "insuficiente" para a Madeira

None
Foto Aspress

O programa Sustentável 2030, que está a ser apresentado na gare marítima do Porto do Funchal, reserva 136 milhões de euros para projectos na Madeira.

Este programa é o sucessor do POSEUR que totalizou 265 milhões para a Madeira, com origem nol Fundo de Coesão.

Ou seja, o novo programa reserva cerca de "metade" da verba do programa anterior.

"Gostaria de clarificar, logo de início, que a verba não é suficiente para fazer face às necessidades da Região", afirmou o secretário regional de Finanças na sessão de abertura da apresentação do programa.

PUB

Rogério Gouveia espera que "num quadro de apoios menores e exíguos, as dificuldades acrescem", sobretudo para uma região insular e ultraperiférica.

O governante lembrou que a Madeira executou 99% do POSEUR e que já lançou avisos para o novo programa que totalizam 52 milhões de euros do total de 136 milhões disponíveis.

O Sustentável 2030 que está a ser apresentado por Helena Azevedo, presidente da Autoridade de Gestão do programa, tem uma dotação de 3.105 milhões de euros do Fundo de Coesão da UE e tem como principal objectivo enfrentar os desafios da transição energética e climática e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Na Madeira, uma vertente importante do Sustentável 2030 será a prevenção de riscos de catástrofe, uma vez que todos os projectos deverão ter como objectivo a adaptação às alterações climáticas.

Helena Azevedo admite que o programa poderá ser adaptado, mas lembra que a decisão, para a Madeira, foi muito específica.

A madeira vai receber 136 milhões de euros de fundos europeus para promover a adaptação às alterações climáticas, a protecção e defesa do litoral e a protecção civil e gestão integrada de riscos, com destaque para as intervenções de protecção e de mitigação do risco de erosão da faixa costeira e das ribeiras. Obras que envolverão uma extensão de cerca de 70 km, até ao final de 2029. 

As medidas contra incêndios florestais também estão previstas no programa, abrangendo 58.294 hectares.

Podcasts

×