Conferência assinala amanhã 60 Anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira
No âmbito da comemoração dos 60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, organiza amanhã, dia 7 de Dezembro, uma conferência e um espectáculo, a ter lugar no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.
A conferência '60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira' realiza-se entre as 9h30 e as 13 horas, enquanto o espetáculo inclusivo 'Sentir, Pensar e Agir!' decorrerá pelas 16 horas.
No mês em que se assinalam igualmente o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (a 3 de Dezembro) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (a 9 de Dezembro), a organização salienta que esta conferência "pretende ser um momento de partilha e reflexão acerca do percurso realizado desde 1963, considerando os marcos significativos no acompanhamento das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde".
"Pretende, igualmente, reflectir sobre os desafios da atual legislação, que nos remete para uma escola inclusiva, onde as comunidades educativas são convidadas a responder a cada um e a todos os seus alunos, bem como, apresentar as potencialidades da tecnologia e do desenvolvimento digital na educação enquanto facilitador do sucesso escolar", acrescenta a nota remetida às redacções.
Do programa constam duas intervenções. A primeira será liderada por Maria José Camacho, professora Universitária na Universidade da Madeira, subordinada ao tema 'Percurso da Educação Especial na RAM: Revisitar o passado, ajustar o presente, ditar o futuro!'. A segunda, 'Os desafios da era digital em prol da Escola Inclusiva', será apresentada por Marco Bento, professor Universitário da Escola Superior de Educação de Coimbra.
A sessão de abertura contará com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, do director regional de Educação, Marco Gomes, entre outras entidades.
Quanto ao espetáculo 'Sentir, Pensar e Agir!', este narra a história e as conquistas alcançadas pela Educação Especial ao longo dos últimos 60 anos e encaminha o público num voo que simboliza a importância da união, da participação e da diversidade, transmitindo uma mensagem de igualdade num mundo de diferenças. Nesta viagem, os participantes são convidados a conhecer e a sentir os caminhos percorridos até à actualidade, através de momentos artísticos com música, dança, expressão e emoção.
Este evento conta com a participação de vários grupos de diferentes associações e estabelecimentos de educação e ensino da RAM, nomeadamente, o coro de alunos do Colégio Salesianos Funchal, a Associação Dançando com a Diferença, o Grupo AMA-TE do Serviço Técnico de Formação Profissional, o Serviço Técnico Educação Especial, o Clube Desportivo “os Especiais”, o Centro de Apoio à Capacitação e Inclusão de Machico, a EB1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar, Magia das Artes e Ginástica para Todos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, a Companhia 38 do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, Instrumentistas do CEPAM e o Grupo de Teatro “O Moniz", entre outros.