'Ponto e Vírgula' volta a dar palco à criatividade dos alunos
Esta manhã foi assinado um protocolo entre a Secretaria Regional da Educação, DIÁRIO de Notícias da Madeira e o centro comercial La Vie
No âmbito do ‘Ponto e Vírgula’, foi assinado, hoje, no La Vie Funchal, um protocolo entre a Secretaria Regional da Educação, DIÁRIO de Notícias da Madeira e o centro comercial La Vie.
O 'Ponto e Vírgula', que visa estimular a criatividade dos alunos do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira e combater a iliteracia mediática, é um suplemento mensal do DIÁRIO em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e o La Vie.
A nona edição do ‘Ponto e Vírgula’, que agora se inicia, dá a conhecer os novos correspondentes, que irão mostrar o seu talento em áreas diversas, do vídeo à reportagem, do conto à ilustração.
Em representação do La Vie Funchal, Aires Rocha, disse ser um "orgulho" se associar a esta iniciativa.
Ao longo deste percurso pudemos observar o talento e a criatividade dos jovens madeirenses e portosantenses nas diversas áreas, como na poesia, reportagem, fotografia, ilustração, entre outras, dando o devido destaque aos trabalhos no nosso mural". Aires Rocha
No seu entender, "apoiar e reconhecer o mérito e a criatividade dos jovens é contribuir para uma sociedade com futuro e para o futuro".
Já o director geral e editorial do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira, adiantou que, nos últimos oito anos, houve o envolvimento de 2.229 alunos, que participaram nas 62 edições publicadas, produzindo 980 páginas e 740 trabalhos em competição no concurso ‘Grande Ideia’. Números que agradam a todos os envolvidos.
Isto deixou bem vincado que nas nossas escolas secundárias há muito talento e muita informação para dar". Ricardo Miguel Oliveira
Graças ao 'Ponto e Vírgula', conforme referiu, "há uma constante criação nas escolas que é depois disponibilizada à sociedade".
Na oportunidade agradeceu aos parceiros por "manterem vivo este contributo para uma sociedade mais preparada para combater a desinformação, as 'fake news e aquilo que nos atrapalha a vida". "Uma sociedade mais focada no essencial e mais disponível para fazer chegar a cada canto a verdade", acrescentou.
O nosso pacto tem que ser com a verdade, com o rigor, com exactidão, com a objectividade e com a credibilidade". Ricardo Miguel Oliveira
Já o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, elogiou os alunos por “assumirem a coragem de serem correspondentes” neste projecto.
Sem os nossos correspondentes não teríamos o 'Ponto e Vírgula'". Jorge Carvalho
De acordo com o governante, "este projecto permite que a sociedade fique a conhecer em momento real as dinâmicas que se passam nas escolas".