DNOTICIAS.PT
Madeira

Sindicato reivindica aprovação do Estatuto do Bombeiro Profissional

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu em audiência, esta quarta-feira, 6 de Dezembro, o Sindicato Nacional da Protecção Civil. Uma ocasião para os responsáveis lembrarem a necessidade da aprovação do Estatuto do Bombeiro Profissional. 

“Há muito tempo que a nossa classe anseia ser reconhecida como profissional. Embora no recibo de ordenado sejamos reconhecidos como bombeiros, na Segurança Social estamos como trabalhadores por conta de outrem”, começou por explicar o secretário coordenador adjunto do Sindicato Nacional da Protecção Civil. Filipe Tavares falava em nome dos “bombeiros profissionais, que têm formações iguais às dos bombeiros sapadores”, mas que “auferem de um ordenado e de condições de reforma muito diferentes, porque não somos reconhecidos como profissionais”.

O SNPC pede urgência na aprovação de um Estatuto do Bombeiro Profissional que salvaguarde o aumento do rendimento e iguais condições de aposentação.

“A Assembleia Legislativa da Madeira pode ter iniciativa, no entanto a idade da reforma tem de ser regulamentada na Assembleia da República”, explicou Filipe Tavares.

O presidente do Parlamento madeirense ficou sensibilizado com as questões colocadas pelos dirigentes do Sindicato Nacional da Protecção Civil. Recordou que nestas matérias existem competências regionais e nacionais que têm de ser tratadas pelos dois parlamentos, mas assegurou "toda a colaboração para que seja encontrada uma solução que vá ao encontro das reivindicações dos bombeiros".