DNOTICIAS.PT
Madeira

Casa da Cultura de Santa Cruz comemora hoje 30.º aniversário

None

A casa da cultura de Santa Cruz | Quinta do Revoredo comemora, esta quarta-feira, 6 de Dezembro, os seus trinta anos, esta que foi a primeira Casa da Cultura da Região.

Para hoje o programa é o seguinte:

18h00 - Inauguração de 2 exposições.

1.ª Exposição - Escultura, intitulada de "Movimento Interrompido", de autoria de João Gonçalves que é professor da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Sala Blandy).

2.ª Exposição, que constitui uma seleção das obras depositadas em acervo, do espólio da Casa, que se intitula "Da pintura que se viu." (No piso superior, a Sala Dragoeiro)

19h00 - Concerto comemorativo pelo Quarteto de Cordas "Atlântico" da Orquestra Clássica da Madeira (Quinta do Revoredo - Santa Cruz)

Conheça ainda os restantes destaques da agenda para esta quarta-feira, 6 de Dezembro de 2023.

9h00/15h45 - ACIF - Mostra de Tecnologias e Conferência. Sessão de Abertura com Jorge Veiga França – Presidente da Direção da ACIF-CCIM. 09h10: Rui Barreto – Secretário Regional de Economia, Mar e Pescas (Savoy Palace).

9h30 – Último dia da visita à Madeira do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe.

9h30 - José Manuel Rodrigues recebe em audiência o Secretário Geral do SNPC – Sindicato Nacional da proteção Civil, José Carlos da Costa Velho (Assembleia Legislativa da Madeira)

10h00 - Espetáculo de Natal intitulado "SOS Natal" - uma história infantil de Natal protagonizada pela Equipa de Animação da DSEA, (Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos).

10h00/12h30 - A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais - Associação Sem Limites - Mesa redonda, com o tema: Direitos e Ajudas Técnicas (FNAC Madeira - Madeira Shopping).

12h30 - ‘Ponto e vírgula’ (Evento DIÁRIO)

Formação dos Correspondentes 09h30 – Receção dos participantes. Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira 10h00 às 12h00 – Mesa-Redonda dedicada ao tema Fake News: O que são, como se identificam e como se combatem?, com Ricardo Miguel Oliveira, 12h30 – Momento La Vie: Assinatura do Protocolo de Colaboração e fotografia de grupo no mural ‘Academia La Vie’, 13h00 – Encerramento

14h30 - Apresentação Rebranding SECIL Madeira, com a presença de Pedro Fino e Pedro Calado (Hotel Vida Mar)

14h30/17h15 - Apresentação do Sustentável 2030 Acção Climática e Sustentabilidade (Gare Marítima da Madeira Pontinha - Porto do Funchal)

15h00 - José Manuel Rodrigues, estará presente, na Festa de Natal do Jardim Escola João de Deus. (Centro de Congressos da Madeira).

18h00 - Apresentação de trabalho de investigação arqueológica desenvolvido por João Palla Lizardo (Galeria Anjos Teixeira - Rua João de Deus nº 12).

19h30 - Calheta ‘abre portas’ ao Natal. (acenderão as iluminações natalícias e se dará a conhecer também o Presépio Concelho)- Vila da Calheta

20h00 - 68.º Aniversário do Imaculado Coração de Maria - Concerto Comemorativo (Igreja Paroquial Imaculado Coração de Maria).

Fique a conhecer, também, os principais acontecimentos registados no dia 6 de Dezembro:

1185 - Morre, com 76 anos, D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e fundador da nacionalidade, em Coimbra.

1865 - É abolida a escravatura nos EUA, com a aprovação da 13.ª Emenda Constitucional pelo Presidente Abraham Lincoln durante a Guerra Civil norte-americana (1860-1865).

1910 - O Governo da I República Portuguesa reconhece o direito à greve e regulamenta o seu exercício.

1921 - O Reino Unido assina um tratado de paz com a Irlanda. O tratado estabelece o Estado Livre da Irlanda, no seio da comunidade britânica.

1925 - Desvenda-se a "Grande Burla". É preso o português Alves dos Reis, acusado de lançar em circulação notas falsas de 500 escudos.

1972 - Os Estados Unidos lançam a Apollo 17, nave que efetua a última exploração lunar.

1978 - A Espanha aprova, em referendo, a Constituição que consagra a Democracia.

1998 - Hugo Chavez, 44 anos, é eleito Presidente da Venezuela.

2012 - Morre, aos 104 anos, Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, reconhecido em todo o mundo como um dos grandes expoentes da arquitetura moderna.

2017 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconhece Jerusalém como capital de Israel, afirmando que "há muito que já deveria ter sido tomada" esta decisão.