Exercício físico regular como remédio milagroso
Actualmente, o exercício físico é considerado uma terapia não farmacológica para combater as perturbações do sono.
Como é de conhecimento geral, o exercício físico regular tem vários benefícios (para além da saúde física) e é muito recomendado para todas as idades. No entanto, também pode ter um papel importante no descanso, principalmente, no sono e na melhoria das perturbações do sono, como insónia, apneia do sono, sonambulismo, entre outros.
Melhores resultados são atingidos se, aliado ao exercício físico, incluir uma alimentação saudável e equilibrada, mas também se priorizar a qualidade do sono. Segundo a DECO, para manter um estilo de vida saudável é necessário definir prioridades.
Com a evolução tecnológica e científica que tem sido registada, vários ensaios têm estudado o impacto da actividade física na qualidade do sono e, a verdade, é que se influenciam mutuamente. Ou seja, há estudos que dizem que a actividade física melhora os problemas relacionados com o sono e, há outros que dizem que uma ‘noite mal dormida’ influencia a qualidade e a efetividade do exercício, no dia seguinte.
Ainda assim, há estudos que caracterizam o exercício físico como uma terapia, isto é, o exercício físico não só pode melhorar a qualidade do sono, ao reduzir o tempo que o indivíduo demora a adormecer ou que está acordado durante a noite, mas também pode aliviar e reduzir a sonolência diurna e diminuir a utilização de medicamentos para dormir.
Para além disso, o exercício físico pode ajudar a reduzir a roncopatia, ou seja, o ressonar (uma das queixas mais frequentes da população adulta) e, também, pode diminuir o risco de aumento de peso excessivo que, consequentemente, pode trazer problemas associados ao sono.
No entanto, nem todo o exercício físico traz benefícios e é preciso ouvir o corpo. Há uma discrepância de opiniões científicas no que toca à hora perfeita para treinar, sem que influencie negativamente o sono, pelo que a decisão de definir o horário deve ser feita pelo indivíduo.
A pratica desportiva aumenta o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e os níveis de adrenalina, logo não é aconselhado realizar exercício físico intensivo uma hora antes da habitual rotina do sono. Porém, esse efeito negativo pode não corresponder à realidade de todos e a escolha do horário de treino vai depender da capacidade de regressar ao seu ritmo cardíaco habitual, estabilizar a sua temperatura corporal e regressar a níveis normais das hormonas estimulantes.
Para além do exercício físico regular, existem outras formas de melhorar a sua qualidade do sono, como manter um horário de sono regular e evitar bebidas com cafeína e açúcares, principalmente nas duas horas antes de ir dormir.
Por fim, evite forçar o sono. Procure antes uma actividade relaxante que funcione melhor para si.
*Trabalho executado pela estagiária Bruna Jardim, com supervisão do subdirector Roberto Ferreira.