Mostra de presépios já abriu ao público no 'Universo de Memórias'
O Universo de Memórias João Carlos Abreu – Coleção Visitável, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, abriu esta terça-feira ao público a mostra de Natal.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por reforçar o papel de João Carlos Abreu na evolução do turismo da Madeira nas últimas décadas: “Comungar com o João Carlos por um segundo que seja é sempre uma sorte. Costumo dizer que a maior responsabilidade que tenho é ter esta função depois de ter sido exercida pelo João Carlos. Uma pessoa determinante na oferta turística e cultural da Região Autónoma da Madeira. Existe um cenário antes do João Carlos e existe um cenário depois do João Carlos. Dar continuidade a este trabalho é uma responsabilidade muito pela grande determinação que o caracteriza, este espaço onde nos encontramos tem uma riqueza extraordinária”.
“A Madeira tem grandes momentos de desenvolvimento quando se abriu ao exterior”, acrescentou Eduardo Jesus. “Trabalhou sempre com uma enorme paixão por esta terra, porque tem esta relação de amor pela Madeira”, sublinhou, referindo-se a João Carlos Abreu.
João Carlos Abreu, antigo secretário regional de Turismo e Cultura, lembrou a forma como foi construindo esta espécie de museu, retribuindo as palavras de Eduardo Jesus, “uma pessoa que tem feito muito pela Madeira e que merece, por isso, muito respeito e consideração”.
Esta exposição é constituída por duas propostas: uma de presépios provenientes de vários países, incluindo os presépios tipicamente madeirenses, como o Presépio de “Rochinha” e o Presépio de “Escadinha”, a qual está integrada na exposição permanente. A segunda proposta que estará em destaque nesta época de Festa é o “Presépio Napolitano – Caminho Sagrado de um Cenário Profano”. A mostra, constituída por 53 peças, inclui cenários e estruturas da autoria dos alunos da Oficina de Natal do Universo de Memórias que decorreu nos meses de Outubro e Novembro.
A exposição, com entrada livre, ficará patente no Universo de Memórias até ao dia 15 de Janeiro.