Será verdade que o Marítimo é campeão em número de adeptos na II Liga?
O Marítimo sofreu uma derrota, no domingo, nos Açores, frente ao Santa Clara, por 2-1. Ontem, na sua página no Facebook, o locutor/animador do estádio dos Barreiros, João Canada, lamentou a prestação desportiva do clube madeirense. Para elevar o ânimo, o conhecido DJ garantiu que, em número de adeptos, a equipa verde-rubra “dá goleada em todos os clubes da II Liga e de muitos também da I Liga”. Será mesmo assim?
De acordo com a página de estatísticas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na parte referente a Liga Portugal Sabseg (antiga II Liga ou 2.ª divisão), verifica-se que o Marítimo apresenta uma média de 7.327 espectadores por jogo no Estádio dos Barreiros nesta temporada de 2023/24. É um excelente registo para um campeonato onde a média de espectadores por jogo não chega às duas mil pessoas. No entanto, o Marítimo não é o clube que mais pessoas chama ao estádio, mas sim a União de Leiria, que nesta temporada apresenta uma média de 8.311 espectadores por jogo.
Ou seja, a conclusão de João Canada não é correcta. Mas sê-lo-ia se o critério de comparação fosse o da ocupação média do estádio. Os Barreiros, com capacidade para 10.932 espectadores, apresentam uma ocupação média de 69%. Já o estádio Dr. Magalhães Pessoa (Leiria), com lotação de 23.888 lugares, regista uma ocupação média de 36%.
Embora o público do futebol naturalmente se entusiasme com as boas exibições e resultados positivos, não podemos dizer que exista uma relação directa entre o número de vitórias e a dimensão da moldura humana nos estádios. Por exemplo, a União de Leiria, apesar de ser quem mais pessoas leva a assistir aos seus jogos, encontra-se numa posição relativamente modesta no campeonato (10.ª) do que o Marítimo (6.ª). Eis outro exemplo sobre a mesma relação: o Nacional, que é a outra equipa madeirense que compete na Liga Portugal, lidera o campeonato mas tem uma média de apenas 1.892 espectadores por jogo na actual temporada.
Voltando ao Marítimo e a outra parte da declaração de João Canada, referente à comparação da assistência nos jogos dos clubes da I Liga, verifica-se que, efectivamente, a equipa madeirense “dá goleada” a muitos clubes do escalão principal do futebol português. Dos 18 clubes que competem na Liga Portugal Betclic (antiga I Liga ou 1.ª divisão), apenas Benfica, Sporting, FC Porto, Braga, Vitória de Guimarães e Boavista batem o Marítimo no número médio de espectadores por jogo. Dito por outras palavras, no conjunto dos dois principais campeonatos de futebol do nosso país, o clube verde-rubro ocupa o oitavo lugar em termos de público nos estádios.
É de realçar que a actual média de 7.327 espectadores por jogo do Marítimo é o segundo melhor resultado do período com estatísticas disponíveis da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que cobre os últimos 14 anos. Só na temporada 2016-2017, em que terminou no 6.º lugar e qualificou-se para a Liga Europa, o clube do Almirante Reis levou mais gente ao estádio (7.818 espectadores por jogo).