BPI Fundação La Caixa já investiu 120 milhões em causas sociais desde 2018
Rui Botto, voluntário do BPI Fundação La Caixa, explicou que esta fundação derrama grande parte dos lucros do banco por projectos e instituições de solidariedade social. Desde 2018 foram investidos cerca de 120 milhões de euros em causas sociais, como nos prémios BPI La Caixa.
O VIII Encontro de Voluntários da Região Autónoma da Madeira está a decorrer no Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal. O painel I é dedicado à ‘Responsabilidade Social’, contando com a participação de Pedro Amaral Frazão, membro da direcção da associação GRACE – empresas responsáveis em representação do Grupo Sousa; José Carlos Silva, do grupo Porto Bay; e Rui Botto, do BPI. Ricardo Miguel Oliveira, director executivo editoral do DIÁRIO é o moderador deste painel.
Rui Botto explicou quais as condições para que as instituições sejam apoiadas por estes prémios do banco e fundação. 13 projectos da Madeira já foram apoiados no âmbito destes prémios.
Além disso, a Iniciativa Social Descentralizada também pretende apoiar vários projectos, de um âmbito mais local. Na Madeira, desde 2018 já foram apoiados 11 projectos na Região.
João Carlos Silva apelou à Casa do Voluntário para que seja criado um projecto que ajude as instituições a ‘montarem’ os seus projectos, ajudando na parte burocrática, que muitas vezes dificulta as candidaturas. Rui Botto disse que na Madeira há menos candidaturas que os Açores, nos Prémios BPI La Caixa e desafiou os madeirenses a bater esses números.