DNOTICIAS.PT
Madeira

Pedro Calado apela à participação dos jovens no voluntariado

None

“Nunca esquecer que o voluntário é uma causa que nasce de dentro da pessoa para apoiar aquele que é mais necessitado”. É desta forma que o presidente da Câmara do Funchal aborda a questão do voluntariado na abertura do VIII Encontro de Voluntários da Região Autónoma da Madeira.

Mais de 12 % de toda a população mundial dedica-se à causa do voluntariado, mas Pedro Calado indica que há muitos mais que praticam esta actividade, mesmo sem estarem registados. O autarca fez questão de salientar o apoio que o município tem sido dado às associações e instituições.

Pedro Calado concordou com Helena Correia, da Casa do Voluntário, com a necessidade de se apoiar o voluntariado jovem, promovendo actividades em que os mais novos possam participar, mesmo que ainda não tenham completado os 18 anos de idade.

“A Região não tem falta de associações que trabalhem nesta causa”, disse Pedro Calado, acrescentando que não se deve confundir a importância do voluntariado com conceitos de exclusão social e pobreza.

Uma das metas é ter condições para apoiar a população mais idosa, assumiu o presidente da Câmara Municipal do Funchal. “Um dos objectivos que temos é incentivar uma intergeracionalidade de funções que permitam que as pessoas mais novas apoiem os mais velhos, mas que os mais velhos também apoiem os mais novos”, assumiu.

Pedro Caldo falou ainda do flagelo da droga e da bebida, que tem afectado cada vez mais gente jovem, pelo que as associações e as famílias têm um papel crucial.