Dinarte Freitas protagonista em campanha regional
Actor que entrou em 'Rabo de Peixe', da Netflix, dá a cara em publicidade sobre medicação
Começa hoje a exibição de uma campanha publicitária realizada para o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASaúde) com o actor madeirense Dinarte Freitas alusiva aos medicamentos. Destinada à televisão, deverá chegar também às redes sociais, com o objectivo de sensibilizar a população para o correcto uso dos medicamentos e para o custo que estes têm nas contas públicas. Diogo Correia Pinto, actor e professor do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, também participa, bem como um caracol, o ‘Altino Lento’.
Ao todo foram gravados cinco spots publicitários de 20 a 30 segundos que incentivam à escolha dos medicamentos genéricos, à entrega de medicação não usada e fora de prazo nas farmácias para reciclagem; que alertam para o perigo da auto-medicação, para o desperdício e para o custo que o Governo Regional tem com a medicação na Madeira. Segundo Dinarte Freitas, que o diz nesta campanha, o Governo investe 92 milhões de euros por ano em medicação. “São 253 mil euros por dia, o que equivale a 175 euros por minuto, três euros por segundo”, revela o actor. São também desperdiçadas 17 toneladas de medicação todos os anos, diz outro spot.
Para o actor esta campanha tem um significado particular, é a sua estreia em formato publicitário na Madeira. E estreia-se com sentido de humor. “É logo em grande”, brincou. Para o actor, que reside nos Estados Unidos, o trabalho foi especial porque nunca tinha participado numa campanha publicitária em casa. Mas não só. “Foi giro porque ajudamo-nos mutuamente, houve cooperação. Lá fora ninguém pergunta a minha opinião”.
O trabalho criativo é da empresa madeirense 10Ein, a produção foi da Produtora Episodio Proeza Filmes, tendo as gravações decorrido em São Vicente, no passado dia 20 de Novembro na casa de Ana Lodges, da Associação Crescer Sem Risco, a quem o actor publicamente agradece. A maquilhagem e guarda-roupa foi de Mário Rodrigues.