Defesa diz ter abatido 18 'drones' russos e um míssil durante a noite
As defesas antiaéreas ucranianas abateram um míssil Kh-59 e 18 dos 23 'drones' lançados durante a noite pela Rússia, informou hoje de manhã a Força Aérea da Ucrânia em comunicado.
As regiões do sul de Kherson e Mykolaiv eram o alvo, assim como Ivanov-Frankivsk, Khmelnytsky e Lviv (oeste), segundo a mesma fonte.
Os 'drones' atingiram os distritos de Kherson e Beryslav (sul), danificando um centro cultural e uma loja de bricolage, segundo informações do exército ucraniano.
A Rússia lança ataques de 'drones' e mísseis contra a Ucrânia quase todas as noites.
Kiev acusa o Kremlin de tentar aterrorizar a população civil e destruir a sua infraestrutura energética para, como no Inverno passado, mergulhar a população na escuridão e no frio.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro de 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez nos últimos 21 meses um elevado número de vítimas não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.
A invasão -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.