Beatriz Severes Lopes vence III edição do 'Prémio +Valor Madeira'
Prémio, de carácter anual, reconhece o mérito de trabalhos académicos, bem como artigos científicos publicados em revistas especializadas, que se distingam em áreas de interesse para a Região Autónoma da Madeira
A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) distinguiu Beatriz Severa Lopes como vencedora da III edição do prémio '+ Valor Madeira'.
Beatriz Lopes é mestre em Design de Media Interactivos, com o trabalho final de mestrado intitulado 'Desenho de Intervenções Tecnológicas Colaborativas para Gestão de Saúde Mental'.
O júri destacou, no trabalho vencedor, a "adequação do mesmo à finalidade do Prémio +Valor Madeira, o seu elevado grau inovador, bem como o assinalável desenvolvimento de processos e metodologias que revelam potencial impacto em áreas de interesse regional, principalmente na saúde mental, uma área muito relevante no actual contexto social", refere nota enviada.
Salienta ainda que o referido trabalho apresenta um "grande potencial de estratégias facilitadoras do desenvolvimento regional".
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a: António Maria Janes de Baère, mestre em Arquitectura, com o trabalho final de mestrado, intitulado 'Da Avenida para o mar, porosidades e contactos. Avenida do Mar, lugar polissémico' e a Joana Daniela Freitas Câmara, com o artigo científico designado 'Viabilidade, Aceitabilidade e Impacto Preliminar da Interação Motora Integral no Treino Cognitivo Computorizado Baseado em Atividades Instrumentais de Vida Diária: Um Estudo-Piloto Aleatorizado e Controlado com Pacientes Psiquiátricas Crónicas Internadas'.
O júri considerou que a atribuição destas menções honrosas são uma forma de reconhecer "a qualidade dos seus trabalhos, por corresponderem à finalidade do Prémio +Valor Madeira, pelo seu significativo grau inovador e pelo potencial desenvolvimento de processos e metodologias com aplicabilidade em áreas de interesse regional".
O prémio, para o respectivo vencedor, corresponde ao montante de 5 mil euros. O vencedor e as menções honrosas são distinguidos com certificados comprovativos das respectivas distinções.
O 'Prémio + Valor Madeira' foi constituído pela ALM em Fevereiro de 2021 e tem como objectivo reconhecer o mérito de trabalhos realizados em contexto académico, ao nível de teses de doutoramento, trabalhos finais de mestrado, bem como artigos científicos publicados em revistas especializadas, que se distingam pela qualidade, criatividade e inovação, em áreas de interesse para a Região Autónoma da Madeira e com potencial aplicabilidade no arquipélago madeirense.